Fim de semana do PIG DATA teve oficina de drones, batalha de robôs, campeonato de foguetes e disputa de games

24 de outubro de 2022

O maior evento de Inovação e Tecnologia do Oeste do Paraná movimentou a região. De 17 a 23 de outubro, Toledo recebeu o PIG DATA 2022.

Com mais de 50 atividades em diferentes pontos da cidade, o fim de semana de programação fomentou Oficina de uso de drones na Agricultura, com participação de representantes da empresa Open Agro e do professor do curso de Agronomia da PUC PR, Alexandre Muller. Os esclarecimentos giraram em torno de informações técnicas e apresentações práticas.

Ainda no sábado, a PUC PR fomentou o campeonato de lançamento de foguetes. O evento foi destinado aos acadêmicos de Engenharia de Produção e alunos do ensino médio com o intuito de promover uma competição de foguetes de garrafa PET desenvolvidos pelos próprios alunos. A maior distância de lançamento foi de 132 metros.

A Associação Hefestus da UTFPR organizou a Batalha de Robôs. Realizada no Ginásio de Esportes Alcides Pan, centenas de famílias prestigiaram as disputas. Entre os competidores estavam crianças, jovens, estudantes de robótica e acadêmicos de universidades.

Já no domingo (23) foi a vez da final da Disputa de Games, também organizada pela UTFPR. O Shopping Panambi sediou o evento com modelos de partidas MD3 (melhor de 3) e os modelos de game ofertados foram CS-Go, League of Legends e Valorant. Cada equipe foi composta de 5 jogadores, podendo ou não ter reservas.

Realização PIG DATA:
ACIT | INOVACIT
Promoção: RPC
Apoio: Prefeitura Municipal de Toledo
Patrocínio: Cresol Integração e Sebrae PR
Parceiros: Secretaria Municipal de Educação (SMED), Sebrae PR, Serviço Social do Comércio – Sesc, Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – Senac, Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – Senai, Universidade Paranaense – Unipar, Centro Universitário Fundação Assis Gurgacz – FAG, Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR, Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR, Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Unioeste. Nexo Coworking, Biopark, Colégio La Salle, Colégio Incomar, Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico de Toledo – Comdet, Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, Fundação para o Desenvolvimento Sustentável, Científico e Tecnológico de Toledo – Funtec, Queijaria Átani, Associação de Pesquisa Desenvolvimento e Tecnologia Hefestus e Secretaria de Desenvolvimento Econômico – Deseco.