FEMAI inicia atividades em Toledo

24 de setembro de 2015

Com o propósito de demonstrar o potencial tecnológico desenvolvido no Oeste, foi aberta nesta quarta-feira (23), às 14h a Feira de Máquinas, Automação e Indústrias no centro de Eventos Ismael Sperafico, em Toledo.

Autoridades, parceiros, expositores e visitantes participaram da cerimônia de abertura e em seguida passaram a visitar os estandes das empresas expositoras.

Na abertura, o secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento, João Carlos Gomes, elogiou a FEMAI. Para ele, Toledo é o maior potencial de inovação no Oeste e o evento é uma iniciativa de vanguarda no Paraná, que une o setor empresarial e universidades.

“Toledo representa um dos grandes centros de inovação, com uma expressiva estrutura de universidades públicas e privadas, e o que mais chama a atenção é o potencial do setor produtivo. Vemos esse evento de grande porte, fruto da parceria da iniciativa privada, junto com as instituições, e esperamos que outras regiões do estado copiem esse modelo de Feira de integração entre os setores.”

Para o prefeito de Toledo Luis Adalberto Beto Lunitti Pagnussatt, a Feira representa a potencialidade industrial do município, que conta com 731 empresas industriais, une empreendedores, entidades, instituições, e o resultado é uma importante amostra da tecnologia e inovação. “Esse é o contexto da Femai, revelar o potencial industrial que gera riquezas, proporciona empregos, alavanca o valor bruto da produção agropecuária e assim cria-se o círculo virtuoso da economia do município”, ressalta.

O coordenador regional da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), Lieser Belenzier, destacou que a Feira é uma ótima oportunidade de negócios, onde o expositor pode ter contato com seu público alvo. “Apesar de vivermos um momento difícil, temos que sair do comodismo e ir à luta. Temos que inovar sempre e a Feira é uma grande chance, uma porta ou vitrine que precisamos para atingir o público final e o cliente. O empresário industrial tem muito a ganhar com esse evento, que propicia um ambiente de negócios, é um investimento certo”, afirma.

O presidente da Associação Comercial e Empresarial de Toledo (Acit), Danilo Gass ressaltou o crescimento da FEMAI, que começou com 26 empresas, passou para 48 e neste ano chega a 60 expositores, com a proposta de mostrar as novas tecnologias desenvolvidas pelas empresas de Toledo e de outros municípios.

“A tecnologia avança muito rápido e a Feira é oportunidade das empresas mostrarem sua capacidade produtiva. Esperamos que daqui 10 ou 20 anos, possamos alcançar o patamar de uma feira como a Mecroagro e nos tornar referência no sul do país”, comenta.

Gass salientou ainda que o atual momento é desafiador para as empresas. “Os empresários que estão na feira têm uma visão estratégica, de que mesmo em épocas de dificuldades econômicas, não se pode parar, é fundamental continuar as atividades e procurar alternativas, para quando o cenário mudar, estar preparado”, diz.

FEMAI E INOVATEC

Junto a Femai, a Inovatec – parceria com universidades – terá em exposição inovações desenvolvidas pelas Instituições de Ensino Superior. A ideia é proporcionar a interação universidade-empresa, a fim de identificar ofertas e demandas tecnológicas para os setores produtivos da região.

Programação

O horário de funcionamento durante inicia às 14h e encerra às 22h, na quinta (24) e sexta-feira (25). A entrada e o estacionamento é gratuito e o credenciamento para visitas pode ser feito através do site www.femai.com.br.

A Feira

A 4ª FEMAI é uma realização é da Associação Comercial e Empresarial de Toledo (ACIT), com apoio da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), Sicoob Oeste, Pontifícia Universidade Católica (PUCPR), Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Sindicato das Indústrias do Vestuário do Oeste do Paraná (Sindiwest), Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânica, Material Elétrico do Oeste do Paraná (Sindimetal), Prefeitura e Câmara Municipal de Toledo.