Feira de Máquinas, Automação e Indústria (FEMAI) começa em Toledo

20 de setembro de 2017

Foi dada largada à 5ª Feira de Máquinas, Automação e Indústria (FEMAI), promovida pela Associação Comercial e Empresarial de Toledo (ACIT). Até a sexta-feira (22) o evento deve movimentar o setor, atraindo milhares de pessoas ao Centro de Eventos Ismael Sperafico, das 14h às 22h.

Em cerimônia, na tarde desta quarta-feira (20), parceiros, empresários, convidados e autoridades reuniram-se para a abertura oficial da Feira, que reúne em um só espaço, indústrias divulgando suas marcas, produtos, novidades e as tecnologias disponíveis no mercado, impulsionando a geração de bons negócios e ideias inovadoras.

Em uma oportunidade sem igual no mercado, sendo uma das únicas feiras do setor que acontece na região oeste do Paraná, a FEMAI se apresenta com a temática ‘Inovar conceitos. Expandir negócios’, oferecendo a seus expositores e visitantes inovação, tecnologia e conhecimento.

Em três dias, a comunidade empresarial poderá conferir equipamentos para avicultura e peças agrícolas, estruturas metálicas e pré-moldados, automação industrial, esteiras modulares, maquinas para fabricação de sorvetes, luminárias em LED, alarmes e cerca elétrica, uniformes, embalagens, equipamentos para elevação, escavação e demolição, entre outros segmentos.

O diretor de Feiras da Acit, Gilberto Menoncin, faz um resgate histórico da Feira, que foi criada em 2010 e acontece de forma bianual. “Tivemos uma grande evolução na Femai; sua primeira edição foi tímida com 28 expositores, passamos por algumas dificuldades, mas que com dedicação e empenho conseguimos consolidá-la como referência em todo o Paraná. Não perdemos nosso brilho e a cada ano procuramos evoluir e apresentar muitas novidades em tecnologias para o segmento”, ressalta Menoncin.

Segundo o presidente da Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Oeste do Paraná (Caciopar), Leoveraldo Curtarelli de Oliveira, a FEMAI mostra o entusiasmo dos empresários para a retomada do crescimento com maior velocidade. “O Brasil passa por uma situação crítica e ver uma feira como essa é extremamente empolgante para sair dessa crise com energia e condições favoráveis. Uma feira de inovação abre opções às pequenas empresas para que se inspirem e reinventem seus negócios. Isso mostra a sensibilidade da Associação para o crescimento de toda a região oeste do Paraná.”

O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico, de Inovação e Turismo, Paulo Victor Almeida, reforça a importância da feira para os setores envolvidos. “É possível perceber que em seu quinto ano de edição, a FEMAI criou uma identidade, sem deixar de buscar novas oportunidades de negócios, a partir das necessidades dos grupos já existentes. De fato, uma motivação aos industriais para que se mantenham no mercado.”

Credenciamento

A entrada e o estacionamento são gratuitos e obrigatoriamente os visitantes devem estar credenciados. Por ser um evento técnico, não é permitida a entrada de crianças menores de 12 anos, mesmo acompanhadas dos responsáveis.

FEMAI 2017

A realização da FEMAI 2017 é da Associação Comercial e Empresarial de Toledo (Acit), com o patrocínio do Sicoob Meridional, FIEP (SESI/SENAI/IEL) e Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE). O apoio é da Prefeitura de Toledo, Câmara Municipal, Governo do Estado do Paraná, Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

INNOVACITIES

A 5° FEMAI apresenta ainda, uma novidade ao público que deseja conhecer os lançamentos em produtos, serviços, equipamentos e novas tecnologias do setor. Nesta edição, o evento conta com a participação da Innovacities – Feira Internacional de Ciência Aplicada, Invenções e Inovações, que é representada por acadêmicos e estudiosos de universidades do Oeste do Paraná. O objetivo da parceria é fortalecer a cultura da inovação entre Universidade-Empresa.

Essa é a primeira vez que o evento chega ao Paraná, sendo uma iniciativa da Associação Brasil Internacional de Inventores, Cientistas e Empreendedores Inovadores – ABIPIR, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), com apoio da Federação Internacional de Associações de Inventores (IFIA).