Estudo sobre estrutura produtiva do município de Toledo é entregue na Acit

13 de novembro de 2019

A ACIT, o Comdet e IDR-Oeste receberam oficialmente o material técnico da ‘Análise da Estrutura Produtiva do Município de Toledo’, coordenado pelos economistas Carlos Alberto Gonçalves Junior e Ricardo Luiz Lopes, em reunião na manhã de quarta-feira (13).

A elaboração do estudo foi viabilizada pela Associação Comercial e Empresarial de Toledo (Acit) e Instituto de Desenvolvimento Regional do Oeste (IDR-Oeste), a pedido do Conselho de Desenvolvimento Econômico de Toledo (Comdet), com objetivo de servir de base para o planejamento estratégico do município.

A pesquisa analisou a estrutura produtiva do município de Toledo a partir de um sistema inter-regional denominado mundialmente como ‘Matriz Insumo-produto’, conceito instituído pelo americano Wassily Leontief, com o qual recebeu o Nobel de Economia. No Paraná, Toledo é o terceiro município a ter esse estudo.

Com base nos dados, é possível identificar quais setores de atividade econômica são mais propensos a aumentar o Valor Bruto de Produção (VBP), a geração de emprego e renda e o quanto desse resultado permanece no município ou transborda para outras regiões.

O projeto foi desenvolvido por cerca de oito meses, pelos professores de Economia Carlos Alberto Gonçalves Junior, da Unioeste, campus local, e Ricardo Luiz Lopes. da Universidade Estadual de Maringá.

Conforme o presidente da Acit, Marcos Destefeni, este projeto é uma ferramenta de análise de desenvolvimento econômico muito importante. “É um grande volume de informações e um dos primeiros passos para que o Comdet possa encaminhar um planejamento estratégico a médio prazo. O que queremos para Toledo daqui a 10, 20 ou 30 anos”, salienta.

Para o próximo ano, o Comdet irá criar uma nova Câmara Técnica, com a finalidade de detalhar o resultado desse estudo, de forma a auxiliar e até direcionar a gestão pública municipal quanto ao planejamento do desenvolvimento econômico do município. “O estudo também servirá para apontar potenciais investidores que queiram gerar novos negócios em nossa cidade”, aponta Anaide Holzbach de Araújo, que assumirá a presidência do Conselho a partir de dezembro, sucedendo a Cézar Antônio de Césaro, que conduziu as gestões de novembro de 2017 a novembro de 2019.

Legendas –

O professor Carlos Alberto entrega oficialmente o estudo aos presidentes da Acit, Marcos Destefeni, do IDR-Oeste, Alexandre Biscoli e do Comdet, Cézar de Césaro

Representantes da Acit, IDR-Oeste e Comdet recebem a pesquisa elaborada por economistas