Estudantes iniciam pesquisa ‘Perfil do Consumidor de Toledo’

29 de junho de 2017

Foi dada a largada às pesquisas do ‘Perfil do consumidor de Toledo’, organizadas pelo Instituto de Desenvolvimento Regional do Oeste do Paraná (IDR-Oeste) e Associação Comercial e Empresarial de Toledo (Acit). Para dar início aos trabalhos, a comissão reuniu os responsáveis pela aplicação dos questionários, acadêmicos da PUCPR, campus Toledo, na quinta-feira (29).

De agora em diante, em uma pesquisa piloto, os estudantes de Administração e Ciências Contábeis, sob comando do professor Domingos Filho, estarão nas ruas para definir o ‘Perfil do consumidor de Toledo’, que será agregada à pesquisa Perfil Toledo 2017, que também contempla o ‘Perfil Econômico, Geográfico e Demográfico do município de Toledo’.

Em encontro, conduzido pelo presidente do IDR-Oeste, Alexandre Bíscoli, alguns dos acadêmicos compareceram à Acit para revisar os questionários, os quais serão aplicados em variadas localidades do município nos próximos dias.

“Em um primeiro momento, será uma pesquisa piloto, com 50 questionários e, após análise dos resultados, será a vez da pesquisa oficial, que prevê definir questões pontuais quanto aos consumidores locais, auxiliando o setor empresarial de Toledo”, ressalta Alexandre Bíscoli.

O presidente do IDR-Oeste reforça que na pesquisa oficial serão aplicados mais 500 questionários. “A previsão é terminar os trabalhos em meados de agosto, para que na sequência possa ser gerado uma estatística com base nos dados captados”, frisa.

Ele relata a importância da pesquisa Perfil Toledo 2017 para o município. “Todos os resultados, tanto do Perfil do consumidor, quanto do Econômico, Geográfico e Demográfico servirão como uma tomada de decisões aos empresários locais e futuros empreendedores. De fato, uma ferramenta de suma importância sobre como, aonde e o que investir em Toledo.”

O professor Domingos Filho, responsável pela coordenação dos trabalhos dos acadêmicos, explica como serão executadas as pesquisas. “São 20 estudantes aptos a participar, porém em cada local serão destinados grupos, dependendo da disponibilidade de cada um. A ideia é que todos participem, haja visto que no futuro eles serão empresários e contadores, podendo utilizar as informações em seus negócios, sabendo exatamente como cada dado foi coletado”, conta.

Perfil Toledo

O ‘Perfil Toledo 2017’, idealizado pelo IDR-Oeste e ACIT, com o apoio da PUCPR, está sendo organizado em duas etapas. Na primeira, foram contratados os serviços da empresa Neoway Business Solutions, que visa unir dados captados sobre os setores da indústria, comércio, serviço e agronegócio. A pesquisa refere-se ao ‘Perfil Econômico, Geográfico e Demográfico do município de Toledo’, com informações de órgãos oficiais. A segunda, é a pesquisa do ‘Perfil do Consumidor’, realizada no formato ‘in loco’, por estudantes da PUC/PR.

O objetivo é que empreendedores e empresários do município tenham acesso a pesquisa, direcionando-os em seus negócios e futuros empreendimentos locais. A previsão é de que a pesquisa esteja pronta e os dados sejam divulgados ainda neste ano.