Escritório de Compras é foco de visita de comitiva de Guarapuava e Campo Mourão

20 de agosto de 2015

As ações desenvolvidas pelo Escritório de Compras de Toledo (ECT) estão se destacando pelos resultados positivos e avanços na participação das empresas toledanas nas licitações municipais. Prova desse sucesso são as visitas que acontecem constantemente à Associação Comercial e Empresarial de Toledo (Acit), onde está instalado e atua o ECT. Nesta quarta-feira (19), por exemplo, uma comitiva das cidades Guarapuava e Campo Mourão esteve em Toledo para conhecer melhor o Escritório.

Entre os visitantes estavam representantes das Prefeituras e Associações Comercial de Guarapuava (Acig) e Campo Mourão (Acicam), Observatórios Sociais e Sebrae. Eles foram recebidos pelo presidente da Acit, Danilo Gass, junto do presidente do Instituto de Desenvolvimento Regional (IDR) e diretor de Relações Institucionais da Acit, Jone Pasianot, do diretor de Comércio Marcos Destefeni, além da responsável pela Sala do Empreendedor em Toledo, Fernanda Moreira, a coordenadora do ECT, Ana Nardi, o secretário de Desenvolvimento Econômico de Toledo, José Augusto de Souza, e a consultora do Sebrae, Maria de Fátima Galdino.

Para o diretor de Relações Institucionais da Acit, Jone Luiz Pasianot, a visita da comitiva reafirma o potencial e a referência que Toledo se tornou, principalmente em relação as ações que integram poder público e iniciativa privada toledana nas compras públicas. “Recebemos essa e outras visitas pois a implantação do Escritório de Compras de Toledo já está concluída e trazendo resultados. O modelo desenvolvido no município é o primeiro em nível nacional e teve sucesso devido a forma e estratégia utilizada, com a união do Sebrae, da prefeitura e entidades públicas instaladas no município e da Acit, por meio do Instituto Regional de Desenvolvimento (IDR)”, destacou.

Conforme a responsável pela Sala do Empreendedor, Fernanda Moreira, atualmente, por causa da Lei, os municípios estão obrigados a comprar das micro e pequenas empresas, com o objetivo de fortalecer a economia local e por isso os municípios estão buscando as ferramentas mais eficientes para realizar esse processo. “O ECT é um modelo inédito no Brasil e devido aos bons resultados de suas ações, estamos sendo vistos como exemplo de como melhor utilizar essa ferramenta”, comentou. Fernanda ainda acrescentou que o sucesso do ECT acontece justamente por que a iniciativa partiu do próprio meio empresarial – da Acit – que viu a oportunidade que as licitações proporcionavam.

O presidente da Associação Comercial e Industrial de Campo Mourão (Acicam), Newton dos Santos Leal, destacou que em 2010, em outra visita, já sabia da referência que o município de Toledo tinha em suas diversas ações. “Soubemos do desenvolvimento do Escritório de Compras de Toledo e viemos buscar mais informações, pois vimos o quanto o nosso empresário perde por não participar dos processos licitatórios”, comentou.