Escritório de Compra Toledo (ECT) promove integração entre instituições municipais

Apoiar, divulgar, fomentar e incentivar a participação das micro e pequenas empresas da cidade nos processos de compras públicas e governamentais. Este é o principal objetivo do Escritório de Compra Toledo (ECT), implantado no município em setembro de 2014, por meio de parceria entre a Associação Comercial e Empresarial de Toledo (Acit), Prefeitura e Sebrae.

Para fortalecer o contato com instituições de Toledo que demandam de produtos e serviços para suas atividades, o ECT promoveu na quinta-feira (09), um encontro a fim de explicar seus objetivos e incentivar a participação das entidades nas compras com fornecedores locais.

Durante o encontro, que contou com a participação de 42 pessoas representando 16 instituições que compram por meio de licitações, o ECT fez um resgate histórico desde sua implantação no município. Foi o primeiro no Paraná e no Brasil que se propôs a captar os editais e informações sobre os processos de compras e repassá-los aos potenciais fornecedores. Além disso, apresentou ações para este ano, visando atrair as instituições a integrarem o programa.

Segundo o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Volmir Ficagna, o escritório facilita o contato entre compradores e fornecedores. “Conseguimos aproximar os segmentos facilitando o contato entre os interessados, segurando também na nossa cidade os recursos que geram essas licitações. Somente na prefeitura são mais de R$ 20 milhões por ano em compras públicas”, explica.

Entre as instituições que participam do programa, fornecendo suas licitações ao ECT, está o Consórcio Intermunicipal de Saúde Costa Oeste do Paraná (Ciscopar). De acordo com o pregoeiro e gerente de contratos e licitações, Douglas Ricardo Pelin, o Compra Toledo tornou as empresas locais mais participativas nos processos. “Com a ajuda do ECT tivemos um aumento significativo de empresas participantes de nossas licitações. Temos um grande volume de tomadas de preço, entre os 18 municípios do Ciscopar. Somos o quarto em orçamento e se não fizermos um bom planejamento, podemos acabar prejudicando os municípios”, ressalta.

Desde o ano passado a Empresa de Desenvolvimento Urbano e Rural de Toledo (Emdur), é parceira do ECT. “Recebemos o convite para participar do programa devido à dificuldade que encontramos nas licitações, vendo como uma ferramenta de ajuda para fomentar nossos negócios em busca de empresas que possam nos fornecer produtos dentro de Toledo”, explica o pregoeiro da Emdur, Andriws Prestes.

A prefeitura de Toledo foi a primeira parceira do ECT fornecendo licitações para que sejam encaminhadas a empresas que prestam os serviços solicitados. O secretário municipal de Administração, Nélvio José Hubner, explica que muitos empresários tem resistência a participação nos processos licitatórios. “O município de Toledo é um grande comprador e bom pagador, contudo, o micro e pequeno empresário vê uma dificuldade em sua participação, o que não é verídico. Com a ajuda do ECT, estamos mudando este conceito, viabilizando a participação destes”, conclui.

Com o objetivo de captar informações pertinentes a fornecedores municipais, o Escritório de Compra Toledo planeja para o próximo mês realizar pesquisa com compradores efetivos de Toledo. Já em agosto será feita a sensibilização para fornecedores quanto as vantagens de participar do programa.

O consultor regional do Sebrae, Adir Mattioni parabeniza a cidade de Toledo por ser pioneira no projeto. “Aceitaram o desafio em 2013 de acolher o programa Compra Paraná e de criar o primeiro escritório no Brasil. Como todo processo tem uma evolução, só temos a comemorar. Além de levar conhecimento a empresários sobre os editais, promove capacitação de ambos os lados”, frisa. Segundo ele, o ECT é referência. “O ECT está servindo de modelo a outros municípios e isso só acontece porque estamos fazendo um ótimo trabalho”, finaliza.

O ECT tem ponto de atendimento na Acit, na sala do piso térreo. Mais informações pelo telefone (45) 3055-4613, com Marciele.