Entidades visitam Escritório de Compra Toledo (ECT)

14 de setembro de 2016

Prestes a completar dois anos de atuação, no dia 16 de setembro, o Escritório de Compra Toledo (ECT) tem se consolidado como referência em todo o estado, servindo de exemplo a Associações Comerciais que desejam implantar o modelo. Para fortalecer ainda mais o trabalho do ECT como referencial, na quarta-feira (14), integrantes da comissão organizadora do programa receberam representantes da Associação Comercial e Empresarial de Cascavel (Acic), Federações das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná (Faciap) e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/PR).

O grupo veio a Toledo a fim de conhecer o ECT, inaugurado em 2014 por meio do Programa Compra Paraná e em uma parceria da Acit, Sebrae e Prefeitura de Toledo. O ECT, que foi o primeiro no Paraná, tem por objetivo apoiar, divulgar e incentivar a participação das micro e pequenas empresas da cidade nos processos de compras públicas e governamentais.

Durante encontro com representantes da Faciap, Acic e Sebrae/PR, os responsáveis pelo ECT puderam apresentar o programa desde sua instalação no município, e até mesmo antes, quando o projeto saia do papel, em 2013. Além disso, foi apresentada a rotina diária de trabalho do ECT, que capta editais e transmite a seus associados que podem fornecer o produto solicitado em licitação.

O interesse da visita se deu pela credibilidade que o ECT transmite a todo o Paraná, inclusive a seus vizinhos de Cascavel. “No próximo ano vamos implantar um Escritório de Compra em Cascavel. Viemos a Toledo conhecer o trabalho e pudemos perceber o quanto o projeto está adiantado. Com toda certeza todas as informações que recolhemos na Acit vão contribuir para a implantação em Cascavel, além da gestão dos trabalhos”, explica o gerente da Acic, César Ioris.

Parte do encontro serviu para esclarecimento de dúvidas e troca de experiências. Os responsáveis pelo gerenciamento do Escritório de Compra de Toledo puderam sanar grande parte das dúvidas, esclarecendo como funciona o contato com o empresário e com as entidades compradoras.

Referencial

O coordenador de Acesso de Mercado do Sebrae/PR, Marcos Uda, explica o objetivo de sua visita, junto a representantes da Acic e Faciap. “Por meio de pesquisas e análises, estamos desenvolvendo um termo referencial para outras Associações do estado, tendo em vista que muitas delas desejam implantar um EC e para isso precisam de referências”, comenta.

Ele elogia a atuação do ECT de Toledo. “Viemos conhecer de perto o cenário de ECT, considerado realmente um modelo de sucesso que pode ter muitas de suas ações replicadas em outros municípios, tendo em vista que estas funcionam muito bem”, conta.

A visita contou ainda com a presença de representantes da Federações das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná (Faciap), que apoia os trabalhos dos Escritórios de Compra em todo o estado. “Nosso principal objetivo é levar os Escritórios de Compra para dentro das Associações Comerciais, trazendo o meio empresarial para as Associações, prestando apoio e incentivo ao associativismo. O ECT apresenta case de sucesso, tem uma maturidade maior que outras entidades. Percebemos que em Toledo houve um planejamento e, com certeza, a Acit é um referencial em toda a região, com uma ótima estruturação”, ressalta a coordenadora da Universidade Corporativa Faciap – Unifaciap, Daniele Studzinski Guimarães.

Além da visita da Acic, junto a Faciap e Sebrae/PR, o ECT já recebeu visitas de Maringá, Umuarama, Marechal Cândido Rondon, Foz do Iguaçu, Guarapuava, Campo Mourão, Paranavaí e Ponta grossa.