Entidades de Toledo lançam a campanha SOS Xanxerê

28 de abril de 2015

Empresários, autoridades, representantes de entidades, instituições, clubes de serviço e outras lideranças da sociedade organizada de Toledo participaram do lançamento da campanha SOS Xanxerê, realizada na Associação Comercial e Empresarial de Toledo (Acit), na manhã de terça-feira (28).

A iniciativa da Acit e do Sindicato do Comércio Varejista de Toledo (Sinvar) visa mobilizar os toledanos e arrecadar recursos financeiros para serem encaminhados aos moradores do município catarinense, atingido por um tornado no dia 20 deste mês. Os recursos serão revertidos na aquisição de material de construção, especialmente cimento, cal e telhas, itens de maior necessidade na cidade atingida.

A campanha disponibiliza duas formas de arrecadação: a primeira em depósito bancário em contas abertas com essa finalidade nas cooperativas de crédito Sicoob Oeste e Sicredi; e a segunda, por meio da aquisição de materiais de construção, selecionados pelo grau de necessidade da população atingida, nas empresas parceiras que estarão devidamente identificadas.

O período de realização será até 15 de maio e após a finalização, uma comissão formada pelas entidades parceiras definirá a destinação e a logística para a doação dos fundos arrecadados.

Conforme o presidente da Acit, Danilo Gass, a solidariedade da comunidade toledana será um importante gesto para as pessoas atingidas. "O objetivo é ajudar as vítimas do tornado que arrasou a cidade de Xanxerê, temos que nos unir, nos solidarizar com essas pessoas que estão precisando muito nesse momento", disse.

O prefeito de Toledo, Luis Adalberto Beto Lunitti Pagnussatt, que participou do evento, destacou que quando a iniciativa nasce da comunidade o resultado é muito positivo. "Parabenizo a iniciativa dos empresários, também pelo formato da campanha. Como prefeito e cidadão me solidarizo com Xanxerê e coloco o município nesse conjunto para ajudar no que for possível, nos colocamos à disposição", salientou.

O vice-presidente do Sinvar, Beloir Rotta, igualmente salientou a importância da iniciativa e sugeriu que se discuta a formação de um fundo especial para arrecadar recursos destinados a atender municípios que forem atingidos por fenômenos climáticos como esse. "Alguns anos atrás ocorreu algo parecido em Toledo, em menor proporção, que atingiu áreas do interior do município. Não temos como prever, por isso, entendo que seria uma medida importante em âmbito regional, da Amop", afirmou.

A presidente do Conselho da Administração do Sicoob Oeste, Solange Martins, salienta que essa iniciativa mostra a união na cidade de Toledo. "Isso mostra a força das instituições e prestar solidariedade a alguém é algo inestimável, a iniciativa é muito boa", enfatizou.

Ela explicou ainda que a cooperativa de crédito realizará ações para mobilizar os associados, que hoje somam mais de 22 mil. "Vamos mandar e-mails e fazer divulgações através das redes sociais, além de tentar unir nossa central Paraná, e as cooperativas irmãs para ajudar nessa causa", disse.
Para Círio Kunzler, presidente do Sicredi, a união e a solidariedade é essencial nesse momento. "Estamos mobilizados com nossos colaboradores, associados e sociedade em geral, para arrecadarmos o máximo de fundos para auxiliar essas pessoas que nesse momento se encontram em dificuldades", destaca.

Presenças
Também participaram do evento o vereador Walmor Lodi, representando a Câmara Municipal, o vice-presidente do Sinvar, Beloir Rotta, o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Flávio Furlan, o subtenente do Corpo de Bombeiros, Eliseu Apolinário, além de representantes do Rotary Toledo Lago, Sesi, Senac, Sesc, Senai, Rotaract, Fasul, Sindicato dos Contadores, Sociedade rural de Toledo, Lions Clube Toledo Cidade, Sindicato dos Bancários, Cojem, IDR Oeste, Toledão (Toledo Futebol Clube), Sintrafi, UTAM e 7 Galo Moto Clube.
Ao final do evento, todos os participantes se uniram e fizeram uma oração em favor das famílias atingidas

Como fazer a doação

As doações podem ser depositadas em contas abertas nas agências do Sicoob Oeste, banco 756, agência 4351, conta-corrente 31-0; no Sicredi, banco 748, agência 0704, conta-corrente 31.544-3.
Há também a possibilidade de ajudar fazendo a compra do material diretamente nas lojas de materiais de construção de Toledo: Antunes Materiais de Construção, Ferragens Rio Pardo, H de Brito Materiais de Construção, Palmar, Petry Lar, Tijolão, Basivil, Petri Materiais de Construção, Loja Rio Pardo (Vila Nova), São Francisco Telhas e Tijolos, Madeni, Ferragens São Pedro, Bortolli, Cardoso Materiais de Construção, Alternativa Materiais de Construção, Forma Design, Bigolin e V.A. Goetz Materiais de Construção.

Mais informações podem ser conseguidas pelos telefones (45) 3055-4649 (Acit) e (45) 3055-2430 (Sinvar).