Entidades de Toledo e região se mobilizam pela eleição única

Entidades de Toledo e região se mobilizam pela eleição única

Associação Comercial e Empresarial de Toledo (Acit), a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) – Subseção de Toledo, a Coordenadoria das Associações Comerciais do Oeste do Paraná (Caciopar) e outras 11 entidades, formalizaram documento que propõe a unificação da data das eleições aos cargos públicos eletivos no Brasil.

A assinatura do documento, que será encaminhado à Câmara dos Deputados e ao Senado Federal, ocorreu na sexta-feira (15), em encontro que reuniu o prefeito de Toledo, Beto Lunitti, os deputados federal Dilceu Sperafico e estadual Duílio Genari, o presidente da Acit, Edésio Reichert, o presidente da OAB – Subseção de Toledo, Flávio Furlan, o presidente da Caciopar, Mário César Costenaro, o presidente da Associação entre outras lideranças.

A unificação das eleições é um dos pontos da reforma política que deverá ser discutida na Câmara dos Deputados, em abril. “A sociedade precisa  manifestar sua opinião sobre o tema, para que os parlamentares possam refletir sobre a vontade popular e aprovar as modificações necessárias”, argumenta o presidente da Acit, Edésio Reichert. 

Os principais argumentos para a eleição única, de vereador a presidente da República, dizem respeito à melhoria da gestão pública e economia de recursos. Da forma como vem sendo realizado, a cada dois anos, o processo eleitoral prejudica o relacionamento entre os governos federal e estadual com as administrações municipais.

“No período eleitoral, o setor público trava e acaba acarretando grandes prejuízos à economia, sem falar no tempo e dinheiro que se gasta pela classe política nas articulações e viagens e com a eleição em si. Necessitamos de medidas urgentes, para colocar o Brasil no rumo do desenvolvimento”, salienta Reichert.

O presidente da OAB – Subseção de Toledo, Flávio Furlan, lembra que o tema vem sendo discutido há mais de 10 anos no Congresso e os setores contrários alegam que a eleição única atrapalharia o processo democrático. “Contudo, a unificação das eleições é de interesse da maioria da sociedade e não de uma minoria que alega que haverá cerceamento da democracia”, diz.

 

Melhoria da gestão pública

 

Para o presidente da Caciopar, Mário Cesar Costenaro, o movimento em favor da eleição única propiciará melhoria na gestão pública. “Todo gestor consciente e quer almeja fazer uma boa administração, precisa de tempo para governar, gestionar, planejar e executar. Mas o que acontece hoje são interrupções com intervalos muito frequentes, exigindo esforço dos governantes com seus compromissos partidários, destinando boa parte do tempo a questões puramente políticas. O que se pretende é melhor governabilidade, desde a esfera municipal a federal”, defende Costenaro.

Conforme o deputado Dilceu Sperafico, a reforma política, que voltou a ser discutida recentemente na Câmara dos Deputados, é essencial para o país. Um dos itens, que diz respeito à unificação das eleições, justifica-se pelos elevados gastos do governo federal, pelo custo político das pessoas envolvidas, que onera a sociedade, entre outros aspectos.

            “Com eleição a cada dois anos, nunca temos consonância na distribuição de trabalho entre governadores e prefeitos, prejudicando projetos e ações. Se todos forem eleitos no mesmo ano, haverá mais tranquilidade para trabalhar em conjunto, gerando resultados mais efetivos”, enfatiza Sperafico.

            Para o deputado, a iniciativa das entidades tem grande importância. “A ação é muito significativa e é preciso aproveitar a onda positiva que há no Congresso para fazer a minirreforma política.”

           

Entidades

 

            Além da Acit, Subseção de Toledo e Caciopar, subscrevem o documento em favor da eleição única o Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado do Paraná – Sescap-PR, Sindicato dos Contadores e Técnicos Contábeis de Toledo (Sincoeste), Sindicato Rural de Toledo,Sindicato do Comércio Varejista de Toledo, Sociedade Rural de Toledo, Associação Toledana de Imprensa (ATI), Sindicato das Indústrias de Reparação de Veículos e Acessórios de Toledo (Sindirepa), Lions Clube Toledo Cidade, Rotary Club Toledo, Rotary Club Toledo Aliança e Mitra Diocesana.

            Demais entidades que tiverem interesse em se engajar na iniciativa podem entrar em contato com a Acit, até a próxima quarta-feira (20), pelo telefone (45) 3055-4600.

REDES SOCIAIS

Receba nossas novidades

Cadastre-se em nossa newsletter e fique
por dentro de tudo que acontece.