Entidades associativistas fazem intercâmbio de informações

8 de setembro de 2014

A Associação Comercial e Empresarial de Toledo (Acit) recebeu a visita de uma comitiva da Associação Comercial de Maringá (Acim), na última quarta-feira (3). Liderado pelo superintendente da Acim, João Paulo da Silva Júnior, o grupo composto por profissionais do setor administrativo, financeiro e comercial, veio conhecer o trabalho desenvolvido pela entidade toledana,

O gerente da Acit, Marcel Sarturi recebeu o grupo, apresentou a entidade e as ações desenvolvidas. Foram apresentadas algumas soluções que a Acit possui em relação a produtos e serviços, programas internos de gestão, como de cargos e salários, desempenho por metas, além de toda a gestão financeira, controle orçamentário, entre outros aspectos. "Conversamos longamente com eles e também buscamos novas informações e nossa intenção é fazer uma visita à Acim, para conhecer algumas inovações que estão sendo implantadas", comenta.

Conforme ressaltou o superintendente da Associação Comercial de Maringá (Acim), João Paulo Silva Júnior, a Acit é destacada como uma das melhores ACEs do Paraná, com atividades diferenciadas e uma liderança de alto nível. "Ficamos bem impressionados com as ações desenvolvidas, o nível profissional de organização e voltamos com sugestões para aplicar nas áreas de RH e campanhas comerciais, além de incrementar alguns serviços que já possuímos e que merecem maior foco. Fomos muito bem recebidos, agradecemos imensamente e nos colocamos à disposição para o que for necessário", conclui.

Reconhecimento

Para a Acit, a vinda do grupo representa um importante reconhecimento, já que a Acim é a associação comercial paranaense que possui maior número de associados e constitui-se uma referência não somente no Paraná, mas em nível de Brasil, também pela organização, participação institucional da diretoria e do fortalecimento que a entidade tem tido ao longo dos anos. "Historicamente, a Acit tem tido como referência a Associação Comercial de Maringá. Temos muito o que aprender com eles. Estivemos na entidade por duas ou três oportunidades, para fazer esse intercâmbio de informações e trazer algumas soluções e ideias novas. Para Toledo foi uma grande honra receber esse grupo de pessoas de referência, pois isso demonstra também que estamos no caminho certo", observa Marcel.

A Acit também é tida como uma entidade de referência no sistema de associações comerciais e inúmeras entidades têm vindo fazer visitas. "Algumas entidades têm solicitado visitas para conhecer nossa Associação e dentro de um cronograma e possibilidades, vamos receber a todos. Assim como nós buscamos informações, outros vêm buscar. Essa troca de experiências é muito positiva, porque percebemos que os problemas dos empresários são muito parecidos. E as soluções às vezes já estão sendo efetivadas em outras entidades. Isso encurta caminhos, torna um pouco menos dificultoso, as soluções podem vir mais rapidamente, o que é muito importante, porque o mundo empresarial requer cada vez mais dinâmica nas soluções", explica.

Na visão do gerente da Acit, o principal objetivo do intercâmbio de informações entre as entidades é elevar o nível dos serviços das Associações, profissionalizá-las e fortalecê-las. "Esse é um grande desafio, porque em cidades que não existe uma Associação Comercial percebe-se uma falta de articulação e enfraquecimento do empresariado. Por isso, é importante cada vez mais se trabalhar estes aspectos, dentro dos interesses e em defesa da classe empresarial", argumenta.

Garantidoras de crédito

No grupo que veio a Toledo também estavam integrantes da garantidora de crédito Noroeste Garantias (que tem atuação na região de Maringá) e do Sicoob Metropolitano. Eles tiveram encontro de trabalho com representantes da Garantioeste, a sociedade garantidora de crédito do Oeste, que tem sede em Toledo. "Trocamos ideias e experiências sobre os processos das SGCs e as boas práticas utilizadas pela Garantioeste, na questão operacional e na forma que estamos atuando com os agentes de crédito em nossa área de atuação", salienta Odanir Guerra, diretor executivo da Garantioeste.