Encontro do Comdet tem foco na inovação

11 de setembro de 2019

O Conselho de Desenvolvimento Econômico de Toledo (Comdet) reuniu conselheiros na terça-feira (10), na Associação Comercial e Empresarial de Toledo (Acit). Na pauta, a aprovação do projeto de Lei Municipal de Inovação, o Movimento Iguassu Valley, o Sistema Regional de Inovação, do Programa Oeste em Desenvolvimento, entre outros assuntos.

A coordenadora da Câmara Técnica da criação da Lei Municipal de Inovação, Anaide Holzbach de Araújo, relatou sobre a proposta de Lei apresentada para votação em primeiro turno na Câmara Municipal na segunda-feira (09), tendo sido aprovada por unanimidade. A aprovação final será na sessão de segunda-feira (16).

O consultor Alan Debus, do Sebrae, apresentou o Sistema Regional de Inovação (SRI), criado no Programa de Desenvolvimento Econômico Sustentável do Território Oeste do Paraná (POD). Criado há cerca de três anos, o SRI é um dos eixos estruturantes das diversas câmaras técnicas criadas no programa Oeste em Desenvolvimento, no qual uma rede de atores interage para promover um ambiente favorável à inovação para o desenvolvimento regional.

A instituição e objetivos do Movimento Iguassu Valley foi apresentado pelo coordenador Márcio Pinheiro. Segundo ele, o movimento é liderado por empreendedores com uma visão de longo prazo, sendo inclusivo e multidisciplinar, cujo objetivo é fomentar o desenvolvimento do ecossistema de empreendedorismo e inovação, incentivar a criação de empresas através do processo de incubação e aceleração dos empreendimentos.

O jovem empreendedor Marcelo Yukio Outa, da Embradev, compartilhou sua experiência quando decidiu criar seu próprio negócio, desenvolver novos produtos e colocá-los no mercado. Passou por dificuldades, devido à falta de conhecimento no processo de vendas, falta de foco e rápida mudança no mercado de tecnologia. Passou a integrar o movimento Iguassu Valley e, por meio do Sebrae, começou a participar de eventos de apoio, conheceu o processo de incubação do Biopark, onde está estruturado atualmente.

Marcelo passou a apresentar seu produto a investidores e concorrer a prêmios na área de inovação, tendo sido aprovado em diversas fases e deve dar continuidade à maturação e crescimento da empresa. Em uma próxima fase deverá apresentá-la a investidores, para atrair capital, já com uma estrutura mais robusta.

Também participaram o presidente da Associação médica de Toledo, Cláudio Tomuo Hayashi, que relatou sobre questões referentes ao hospital Bom Jesus, que necessita de melhor estrutura para atender a população. Já o presidente do Sindicato Rural, Nelson Paludo, falou sobre a mudança nas cadeias produtivas, que deverão atuar de forma a atender às demandas futuras na área de alimentação.