Empreender reúne associados da Acit e colaboradores

19 de agosto de 2015

Mais de 200 pessoas, entre elas, integrantes dos Núcleos Setoriais e Multissetoriais, associados e colaboradores das empresas, participaram na noite de terça-feira (18) da palestra comemorativa aos 15 anos do Programa Empreender, desenvolvido pela Associação Comercial e Empresarial de Toledo, (18), no auditório do Colégio La Salle.

“Empreender para sobreviver” foi o tema da palestra ministrada pelo professor e consultor Itamar Ribeiro. Além de ressaltar os aspectos associativistas, princípios e resultados proporcionados pelo Programa Empreender, a abordagem foi motivacional, com destaque para mudança de atitude, comportamento, inovação, entre outros.
“É uma data comemorativa importante e ressaltamos os 15 anos desse projeto que é muito bem sucedido na Acit, bem como procuramos focar a questão de atitude, da importância de não se acomodar e buscar inovar, fazer diferente, mesmo em tempos de crise. Na dificuldade é que aprendemos mais e se apresentam oportunidades para crescer”, destacou.

Evolução

O Programa Empreender foi implantado na Acit em setembro de 1999, conta com 20 Núcleos Setoriais e Multissetoriais, que envolvem mais de 200 empresas. O objetivo é promover o associativismo e o desenvolvimento empresarial através da organização das micro e pequenas empresas. É desenvolvido em parceria com a Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (Faciap) e o Sebrae.

Na abertura do evento, a diretora do Programa Empreender na Acit, Anaide Holzbach de Araújo, agradeceu aos empresários que participam e confiam na proposta de trabalho. “Poucos programas duram tanto tanto. Mesmo com dificuldades, que são normais para ajustes, acreditamos que estamos no caminho certo ao oferecer a infraestrutura que os empresários necessitam nessa busca pelo ambiente favorável ao crescimento. Os grupos de trabalho estão hoje muito mais maduros e são referência para várias outras associações comerciais do estado e até do país”, comentou.

Já o presidente de Acit, Danilo Gass, salientou a quebra de paradigmas inerentes ao Empreender, porque une empresas de segmentos iguais para que atuem lado a lado. “O Programa representa uma evolução muito grande. No mundo moderno os empresários não podem se ver como concorrentes ou inimigos, precisam se aliar. Os clientes são os mesmos, os problemas também, as soluções devem ser parecidas. Por isso, o caminho é a união para buscar as melhorias e todos ganham. Depois, cada um define suas estratégias e diferenciais para conquistar e fidelizar o cliente”, observou.

Integrantes dos Núcleos também testemunharam os avanços obtidos nas empresas, proporcionados pela participação e metodologia do Empreender. Eles foram unânimes em ressaltar os ganhos obtidos com a parceria, organização e profissionalização das empresas, refletindo no desempenho e faturamento.