Em meio à crise gerada pelo coronavírus, saiba as ações realizadas pela Acit

9 de abril de 2020

Exatamente um dia após assumir a nova gestão da Associação Comercial e Empresarial de Toledo (ACIT), a diretoria executiva da entidade se deparou com os reflexos da pandemia mundial do novo coronavírus (Covid-19) que resultou no primeiro decreto municipal de suspensão das atividades do comércio, a partir do dia 19 de março, no município de Toledo.

Na ocasião, o novo presidente, Claudenir Machado, foi convocado pelo prefeito Lucio de Marchi para participar de entrevista coletiva na prefeitura, na qual foram feitos esclarecimentos sobre o decreto.

Desde então, o presidente da entidade e alguns diretores de áreas estratégicas têm participado diariamente de reuniões e das discussões sobre a suspensão das atividades do comércio, junto à administração municipal e o Centro de Operações de Emergências (COE), bem como em tratativas com entidades representativas das empresas, cooperativas de crédito, entre outras, no sentido de articular as medidas de apoio às empresas.

Confira as ações realizadas:

– Constituição de um Comitê de Crise interno, que depois foi ampliado com a inclusão do Sindicato do Comércio Varejista (SINVAR), o Conselho de Desenvolvimento Econômico de Toledo (COMDET), o Sindicato dos Contadores e Técnicos em Contabilidade de Toledo (SINCOESTE) e o SESCAP-P.

– Elaboração de carta conjunta solicitando o retorno gradativo das atividades produtivas e econômicas do município, respeitando os cuidados fundamentais de higienização e de controle à aglomeração de pessoas, assinada pela ACIT, SINVAR, COMDET, SINCOESTE e o SESCAP-PR.

– Indicação de um representante para integrar o Centro de Operações de Emergências (COE) e levar as demandas dos empresários nas discussões envolvendo questões de abertura das empresas e medidas preventivas e de apoio à área de saúde.

– Elaboração e protocolo de um plano de contingenciamento visando a reabertura das empresas, atendido parcialmente no decerto.

– Solicitação de postergação/ampliação do prazo para pagamento de ISSQN, IPTU e taxas municipais, atendido pelo Município pelo Decreto nº 770/2020 e 775/2020.

– Lançamento de linhas emergências de crédito às empresas, após negociação com as cooperativas de crédito Sicoob Meridional, Sicredi Progresso, Cresol e Uniprime, com taxa de juros de 0,80% ao mês, carência de 6 meses e parcelamento em 24 meses.

– Apoio aos órgãos municipais de saúde, na divulgação das medidas de contingenciamento e de higiene estabelecidas no decreto nº 772, de 04/04/2020.

As situações são dinâmicas, os cenários mudam a cada dia e, diante disso, a ACIT está atenta e busca diariamente defender os interesses dos Associados, visando buscar meios para auxiliar as empresas neste momento conturbado.