Educação Emocional é tema de palestra no Núcleo das Lojas de Materiais de Construção

11 de setembro de 2019

Frequentemente Núcleos Setoriais e Multissetoriais do Programa Empreender, da Associação Comercial e Empresarial de Toledo (Acit), participam de treinamentos na área empresarial, mas conectado a isso, um dos fatores determinantes para o sucesso de um empreendedor é o desenvolvimento de sua capacidade emocional. Pensando nisso, empresários do Núcleo das Lojas de Materiais de Construção receberam uma palestra sobre ‘Educação Emocional’, na noite de terça-feira (10).

O treinamento foi conduzido pela psicóloga e coach, Stela Dalla Vecchia Meneghini, que explica o tema. “A educação emocional é a competência de entender e administrar as emoções de forma assertiva, para que possamos ter mais qualidade de vida, relacionamentos interpessoais mais saudáveis e também ter sucesso profissional.”

Entre os temas abordados entre os empresários, estiveram: benefícios da educação emocional, as dificuldades que pessoas que não têm a educação emocional enfrentam, as cinco emoções naturais (medo, afeto, raiva, tristeza e alegria), a diferença entre emoção e sentimentos, a importância de perceber as emoções e os gatilhos que causam cada emoção e a educação emocional na infância.

Stela Meneghini ressalta que ter educação emocional é essencial aos gestores de empresas. “O tema é relevante para todos os seres humanos, mas em especial, às pessoas que precisam administrar as emoções no ambiente de trabalho e também entender mais sobre os colaboradores, incluindo o reconhecimento nas relações profissionais, fato que auxilia no bem-estar da equipe e satisfação, aumentando a produtividade em 50%”, comenta.

Para o coordenador do Núcleo das Lojas de Materiais de Construção, Carlos Antunes, a palestra foi muito válida para reforçar aos empresários a importância de desacelerar das tarefas diárias. “Muitas vezes aumentamos nossa carga horária no trabalho e quando retornamos para casa, devido ao cansaço, acabamos descontando na família e nos colaboradores, e com isso, esquecemos de elogiar, de motivar e algumas vezes até de agradecer quem está próximo de nós”, relata.

O empresário comenta que observando todo o conteúdo da capacitação, ficou claro que os elogios têm grande influência no emocional das pessoas. “Precisamos mudar nossos hábitos, assim vamos notar a diferença em nosso ambiente de trabalho e principalmente familiar.”

Silvanir Pauvels, também integrante do Núcleo, comenta que a palestra serviu para relembrar a importância de agir com inteligência emocional em diversos momentos. “São pequenas coisas que passam despercebidas no dia a dia e com isso, acabamos nos esquecendo de nós mesmos. A Stela tratou do assunto com muito conhecimento e é sempre bom reciclar o que já sabemos e aprender coisas novas”, conta.

Também foram repassadas dicas de como começar a executar a educação emocional. “É importante falar para as pessoas mais próximas como se sente e incentivar as pessoas a falarem sobre seus sentimentos, reconhecer quando magoou alguém e pedir desculpas, fazer acordos claros e assertivos e buscar auxílio profissional em coaches e psicólogos”, conclui a psicóloga Stela Meneghini.