ECT e Prefeitura se reúnem com empresários toledanos

3 de junho de 2015

O Escritório de Compras Toledo (ECT) está promovendo diversas ações para melhorar a participação de empresários toledanos nos processos licitatórios do município. Nesta terça-feira (02) aconteceu uma reunião na Associação Comercial e Empresarial de Toledo (Acit), onde o ECT está instalado, com empresários do setor de refrigeração e manutenção de condicionadores de ar, Prefeitura e coordenação do ECT. O objetivo do encontro foi aproximar os participantes, para identificar quais são as dificuldades na participação das licitações.

Segundo o consultor do projeto do ECT, Otmar Plec, foi notada uma ausência das empresas toledanas na participação das licitações da prefeitura e o objetivo é entender porque isso está acontecendo. “Essa aproximação é necessária para que ambos, comprador e fornecedor, encontrem caminhos que melhorem a participação das empresas locais retendo os recursos no município gerando empregos, renda e desenvolvimento local", explicou.

O encontro foi produtivo com sugestões de ambos os lados, que irão proporcionar uma melhoria nos processos de descrição dos produtos e serviços e acompanhamento dos serviços executados, visando a qualidade na entrega e atendimento.

O consultor ainda afirmou que a Prefeitura tem participado ativamente deste projeto procurando sempre a melhora dos processos, pois entende a importância de ter seus recursos aplicados localmente, estando aberta a discussões e sugestões de melhorias. Para tanto faz-se necessária a participação do empresariado toledano, para que os recursos fiquem no município e gerem emprego e desenvolvimento.

Esse foi um primeiro passo para melhorar a comunicação, processo e o entendimento de ambos os lados. Assim as empresas vão poderãoarticipar e atender o município com qualidade, fazendo com que muitos recursos sejam investidos aqui mesmo”, destacou.

Já para o representante do Departamento de Patrimônio da Prefeitura do Município de Toledo, Rafael Bonetti, identificar quais são os problemas que ocorrem no processo de licitação e o porquê das empresas não estarem participado incentivou a reunião. “O encontro foi bastante produtivo porque conseguimos transmitir para esses empresários, que eles podem ter confiança na prefeitura, porque estamos aqui para ajudar”. Segundo Rafael, os empresários foram receptivos e mostraram bastante disposição em participar.

Para o Júnior André Destefeni, empresário toledano do ramo de refrigeração, a importância desse processo é grande, tanto para a empresa quanto para o município.“Participar das licitações e manter os recursos, impostos e emprego na cidade é fundamental”. Conforme o Júnior, com esse processo toda a sociedade tem a ganhar. “A prefeitura ganha em atendimento, agilidade e qualidade, já que as empresas estão próximas. E as empresas, ganham em fechar negócio certo, mudando a visão de compra e prestação de serviço por licitação no município”, afirmou.

Escritório de Compras de Toledo

O projeto do Escritório de Compras de Toledo (ECT), constitui-se em um serviço de apoio, divulgação, fomento e incentivo à participação das micro e pequenas empresas da cidade nos processos de compras públicas e governamentais, resultado de uma parceira entre a Associação Comercial e Empresarial de Toledo (Acit), Prefeitura e Serviço Brasileiro de Apoio as Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Inédito no Paraná, o ECT foi instalado no município em 2014 e já conta com mais de 120 empresários qualificados para participar das ações como fornecedores. O objetivo é também facilitar aos compradores o acesso a fornecedores locais capacitados e em condições de oferecer produtos e serviços com preços competitivos e com alta qualidade, privilegiando o desenvolvimento local, feito através das compras públicas e com a permanência dos recursos na cidade.