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E-Commerce foi tema de curso na Acit

23 de fevereiro de 2017

Para orientar e preparar empresários, estudantes e empreendedores que desejam iniciar, ou melhorar suas operações no comércio eletrônico, a Associação Comercial e Empresarial de Toledo (Acit) formou mais uma turma no curso ‘O que preciso fazer para ter sucesso no E-Commerce’. A capacitação foi realizada nos dias 20, 21 e 22 de fevereiro.

O E-Commerce, que em português significa comércio eletrônico, é uma modalidade de comércio que realiza as transações financeiras por meio de dispositivos e plataformas eletrônicas, como computadores e celulares, ou seja, compras e vendas pela internet.

A capacitação contou com a participação de 32 pessoas e foi ministrada pelos analistas de Soluções E-Commerce da Agência Wing, Jhone Fabricio Turra e Thiago Henrique Arndt.

Durante o treinamento, o grupo foi orientado sobre o passo a passo para introduzir-se no mercado eletrônico, que registrou crescimento nominal de 7,4% no faturamento em 2016, totalizando um faturamento de R$ 44,4 bilhões, segundo o 35º Webshoppers, levantamento realizado pelo Ebit – site que verifica a reputação de lojas virtuais. 

Na ocasião, os participantes foram orientados a ações práticas, tendo em vista que as atividades devem ser realizadas antes da abertura oficial de uma loja online, ou de uma publicação de venda em sites de terceiros.

Segundo o facilitador Jhone Fabricio Turra, a turma mostrou-se bastante interessada nas perspectivas apresentadas durante as três noites de curso. “Percebemos o envolvimento das pessoas em introduzir-se no mercado do E-Commerce, por isso mostramos os caminhos para o início das vendas no mundo virtual, tendo em vista que o processo exige investimento, pensando em toda a logística para oferecer seus produtos aos consumidores finais”, conta. 

O treinamento contou ainda com participação do especialista em E-Commerce Renan Aleixo, que prestou apoio aos participantes. “Cursos como este são prova do quanto as pessoas estão começando a ter interesse pelo mercado de vendas online. Temos visto que o E-Commerce na região Oeste ainda está tímido, porém, a tendência é um acréscimo significativo, com bons exemplos observados”, explica.

Renan Aleixo pontua a principal vantagem do E-Commerce. “O alcance da marca se torna muito mais forte. Com a loja física as empresas ficam restritas a vender para a cidade na qual estão localizadas e regiões próximas, já com as vendas online, clientes de todo o Brasil são alcançados”

Opinião

Para Márcio Monteiro da Silva, da Arte Quadros, que possui loja virtual desde 2006, o aprendizado foi essencial para o aperfeiçoamento de seu trabalho. “Não basta apenas estar inserido no mercado online, é necessário buscar conhecimento para aumentar as vendas, captar novos clientes e melhorar o relacionamento com os já existentes”, comenta.

Para a proprietária da Franke e Cia, Liciane Franke, a participação no treinamento serve como método de avaliação quanto a viabilidade de uma loja online. “São muitas novidades para estudar. De acordo com as informações repassadas no curso, vamos analisar a possibilidade de abrir um E-Commerce, visando aumentar as vendas e fortalecer nossa marca junto ao setor de agronegócio.”

A responsável pelo setor administrativo da empresa, Ângela Denise Rambo, concorda com a colega. “Foi muito interessante conhecer o mercado eletrônico e principalmente como podemos nos inserir. Atualmente prestamos assistência aos clientes por meio de ligações e redes sociais, porém, muitas vezes as pessoas esperam mais do que um vendedor em suas portas. Com certeza o curso nos deu outra visão sobre vendas online”, afirma.

Para o estudante de Administração, Raul César da Silva, a capacitação superou suas expectativas. “Tenho alguns projetos para me introduzir no mercado, por isso a busca por conhecimento sobre o E-Commerce. Saio satisfeito com o que vi e ouvi durante as três noites de curso”, conta.

O vendedor da loja Waká Surf Shop, César Guilherme Soares, elogia a condução do treinamento. “Os conteúdos foram explicados de maneira muito clara, eles nos mostraram caminhos de como começar e seguir. O objetivo a curto prazo de nossa empresa é criar uma loja online e conto com o apoio dos instrutores do curso, tendo em vista o entendimento de ambos sobre o assunto”, conclui.

Ao final do curso, os participantes receberam questionários, os quais confirmaram a aprovação do grupo em relação ao conteúdo da capacitação.

A agenda completa de treinamentos da Acit, pode ser acessada no site www.acit.org.br. Informações no 45 3055-4648.