fbpx

Diretoria Executiva da ACIT conhece o Programa Bairro a Bairro da Secretaria de Meio Ambiente

16 de maio de 2024

A Diretoria Executiva da ACIT recebeu na manhã de quarta-feira (15), durante reunião ordinária, representantes da Secretaria Municipal do Meio Ambiente. Durante o encontro, o presidente Cristiano Dall’Oglio da Rocha, vice-presidentes, diretores e conselheiros, conheceram detalhes do Programa Bairro a Bairro.

O Programa tem foco na gravimetria de resíduos sólidos urbanos, com a finalidade de analisar a geração de resíduos em Toledo, identificando-os, e com isso, organizar melhorias nas políticas de coleta de resíduos.

Segundo o secretário de Meio Ambiente, Junior Henrique, o aterro sanitário de Toledo recebe 95 toneladas de lixo comum por dia e o estudo consiste em verificar sacola por sacola, realizando a separação deste lixo, de forma que os resíduos sejam identificados. “Temos os orgânicos, rejeitos e recicláveis, que seriam passíveis de comercialização e não deveriam estar no aterro. Esse estudo que iniciou em 2022, demonstra que em Toledo, 75% dos resíduos gerados são de rejeitos e orgânicos e 25% recicláveis”, conta.

Desta forma, o Programa Bairro a Bairro visa identificar quais tipos de resíduos tem sido produzido por região, e a partir das analises, a Secretaria do Meio Ambiente têm projetado ações de melhorias na coleta dos resíduos e ações de conscientização junto a população sobre a destinação correta de cada item.

Para o presidente da ACIT, Cristiano Dall’Oglio da Rocha, a visita foi extremamente importante, por debater um assunto que preocupa a entidade, tendo em vista que representa mais de 4.400 associados, que diariamente produzem estes resíduos em suas casas e empresas. “Essa reunião nos traz consciência e importância, para passar essas informações aos nossos diretores e consequentemente aos associados, podendo contribuir com o meio ambiente aqui em Toledo. Nos colocamos à disposição da secretaria para debater questões essenciais ao nosso município”, conclui.