Diretoria da ACIT tem reunião com Deputado Elton Welter

28 de fevereiro de 2014

O objetivo dos encontros foi ampliar o entrosamento, atualizar informações acerca de projetos e ações em andamento e apresentar demandas e pedidos da comunidade empresarial.

Foram debatidos assuntos como a duplicação da rodovia BR 163, que liga Toledo a Marechal Cândido Rondon, andamento das obras do aeroporto municipal e projeto do aeroporto regional, implantação do Hospital Regional, o pedágio no Paraná, adoção do mecanismo da substituição tributária, entre outros.
“Discutimos temas de interesse local e regional, que nos afetam no dia a dia, e apresentamos alguns pedidos para que o deputado intervenha junto ao governo estadual e federal”, ressalta o presidente da Acit, Edson Carollo.

O deputado, por sua vez, apresentou um relato de suas ações na Assembleia Legislativa, em favor do município de Toledo e região. “Tivemos um encontro positivo, pude explanar sobre ações que tenho feito e ouvir os empresários, o que me possibilita ter um diagnóstico dos anseios da comunidade. Recebi algumas demandas e me coloquei à disposição para discutir e levar adiante estes assuntos”, destaca Elton.

Substituição tributária

Uma das questões que mais preocupa a entidade é adoção do mecanismo de cobrança de ICMS por meio de Substituição Tributária no Paraná, que deverá afetar diretamente micro e pequenas empresas. A Acit posicionou o deputado sobre a questão e relatou que entidades integrantes do Grupo G7, entre elas, a Federação das Associações Comerciais do Paraná (Faciap) entregaram proposição ao governo do Estado para melhorar o sistema de tributação.

“Solicitamos ao deputado Elton para que interceda em favor das empresas do comércio e indústria do Paraná. O governo não está enxergando, vai penalizar ainda mais os pequenos, que mais produzem e geram empregos. É preciso uma sensibilização para que haja um alinhamento dos governos nesta questão”, alerta o presidente da Acit.

Avaliação

A série de encontros foi iniciada na Acit ainda em dezembro de 2013, com a participação do presidente da Câmara, Adriano Remonti, que apresentou um balanço das ações realizadas. Neste ano, os encontros foram retomados, com a presença do prefeito Luis Adalberto Beto Lunitti Pagnussatt, no dia 31 de janeiro, seguindo-se as reuniões com o deputado estadual Duílio Genari, no dia 7 de fevereiro; com o deputado federal Dilceu Sperafico, no dia 14, encerrando com Elton Welter, neste dia 28.

“Abrimos o espaço como uma oportunidade para nossos representantes políticos mostrarem seu trabalho. A entidade, por sua vez, pode manifestar as aspirações da comunidade quanto ao desenvolvimento local e regional. Esta interação é importante porque à medida que esclarecemos as questões podemos posicionar nossos associados em temas que influem na tomada de decisões em seus negócios”, avalia Carollo.