Diretoria da Acit se reúne com prefeito, vice e secretários municipais

Diretoria da Acit se reúne com prefeito, vice e secretários municipais

 

O presidente da Associação Comercial e Empresarial de Toledo (Acit), Flávio Furlan, acompanhado de alguns diretores, foi recebido pelo prefeito Lucio de Marchi na Sala de Reuniões da Prefeitura de Toledo, na última quarta-feira(7). O encontro é realizado trimestralmente visa manter a aproximação entre representantes da entidade e dos poderes públicos, fortalecer as parcerias e discutir projetos de interesse da coletividade.Ambos saíram satisfeitos da reunião. “É importante dialogar com a sociedade organizada e buscar parcerias para resolver os problemas do dia a dia de nosso município”, comentou o prefeito.

O presidente da Acit, Flávio Furlan, também avaliou de forma positiva os encaminhamentos. “A reunião foi bem produtiva. Nós fazemos essas reuniões trimestrais como forma de estreitar os laços com o poder público e também para alinhar as demandas da entidade”, avaliou Flávio Furlan.Entre as pautas discutidas estava a questão dos caminhões de mudança. A queixa dos empresários é que muitos condomínios no centro não permitem mudanças fora do horário comercial. Com isso, os caminhões das transportadoras acabam utilizando vagas de estacionamento que poderiam favorecer o comércio.

Os empresários também relataram a situação vivenciada em relação aos artistas de rua. O secretário de Comunicação, Victor Beal, que também é presidente do Conselho Municipal de Políticas Culturais (CMPC), expôs que esse assunto está sendo discutido dentro do Conselho e que o debate sugeriu a participação de uma comissão da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) para embasar os posicionamentos que vão balizar a regulamentação da Lei dos Artistas de Rua.Houve encaminhamentos sobre a atuação da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico, de Inovação e Turismo. A Acit vai verificar possibilidades de contribuir mais efetivamente com a pasta.

Também foi discutido sobre a procedência e legalidade de produtos trazidos por empresas de fora da cidade em feiras realizadas no município. A Lei das Feiras será apreciada pela Câmara de Vereadores, provavelmente na próxima semana, com o intuito de disciplinar e estabelecer critérios para atuação de feirantes em Toledo.

Outra questão levantada foi sobre as mudanças no sistema do Estacionamento Regulamentado (Estar). Os empresários querem uma atuação mais enérgica do Poder Público. Eles apoiam a não tolerância das irregularidades praticadas.O aeroporto também foi ponto de pauta. O presidente da Acit reconheceu os investimentos que estão sendo realizados no aeroporto de Toledo, mas ponderou dizendo que não é interessante que o aeroporto fique disponível apenas para voos particulares.

Nesse sentido, os empresários se comprometeram de auxiliar o município na cobrança das empresas aéreas para que manifestem o desejo de operar em Toledo. Aeroporto Regional. Uma ação conjunta entre os prefeitos de Cascavel, Leonaldo Paranhos, de Toledo, Lucio de Marchi, e de Tupãssi, Ito Caeiro, fizeram o compromisso de tornar de utilidade pública uma área, que fica na divisa dos três municípios. O objetivo é concretizar o projeto de um aeroporto regional.“A necessidade é do cidadão da Região Oeste, não é só de Toledo, não é só de Cascavel, não é só de Tupãssi. Toda a região está perdendo possibilidades de negócios por não haver um aeroporto que contemple essas necessidades.

Por isso estamos trabalhando em um projeto que não envolve bairrismos ou bandeiras políticas. A intenção é unir forças para resolver esse problema no menor espaço de tempo possível”, salientou o secretário de Desenvolvimento Econômico de Toledo, Paulo Victor Almeida.Esse é um projeto para 2030, que não inviabiliza a continuidade de investimentos no aeroporto Luiz Dalcanale Filho. Segundo o secretário de Desenvolvimento, é um projeto audacioso e que foi oxigenado pelas novas gestões.

Fonte: Secretaria Comunicação Social/texto: Dielson Pickler/fotos:Carlos Rodrigues

REDES SOCIAIS

Receba nossas novidades

Cadastre-se em nossa newsletter e fique
por dentro de tudo que acontece.