fbpx

Diretor de Indústria da ACIT representa empresários de Toledo em Brasília

8 de novembro de 2019

Por meio do diretor de Indústria, Diego Bonaldo, a ACIT participou da Audiência da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), realizada na quinta-feira (07), em Brasília, para debater o futuro da geração distribuída no Brasil.

A sessão, que durou 8 horas, contou com mais de 800 participantes, sendo 157 expositores. Entre eles, parlamentares, representantes de conselhos de consumidores, entidades dos segmentos de geração distribuída e energia solar fotovoltaica, distribuição, geração e comercialização de energia elétrica.

A consulta pública referente ao tema foi iniciada no dia 17 de outubro e receberá contribuições até o dia 30 de novembro.

Trata-se do processo de revisão de resolução normativa que permite aos brasileiros gerar e consumir a própria energia limpa e renovável nas residências, comércios, indústrias, propriedades rurais e pequenos terrenos. A proposta que foi colocada em debate pela ANEEL pode onerar em cerca de 60% a energia gerada pelos consumidores brasileiros.

A ACIT e empresários do setor de microgeração de energia se posicionam contrários às alterações da resolução. Os modelos em discussão na Aneel podem impactar negativamente no mercado. A Associação Comercial entende que as mudanças podem afetar a sociedade, desestimulando o crescimento do setor a promover ainda mais a evolução da geração distribuída no país, estagnando o desenvolvimento das fontes renováveis de energia.

Em seu compromisso com a promoção da livre iniciativa e desenvolvimento regional, a ACIT defende que não haja modificações na legislação.