Dezembro apresenta queda na inadimplência no Paraná

25 de janeiro de 2018

A inadimplência registrou queda no mês de dezembro no Paraná. Dados da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (Faciap), divulgados nesta quarta-feira (24) por meio da Base Centralizadora Faciap de Proteção ao Crédito (BCF), conveniada ao Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), mostram que o número de paranaenses negativados caiu 1,77% em dezembro na comparação com novembro.

“Os meses de dezembro sazonalmente registram queda no número de inadimplentes”, explica o diretor de Informações Cadastrais da ACIT e vice-presidente da Faciap para a BCF, Claudenir Machado. Isso porque é um período em que as pessoas aproveitam para pagar dívidas, já que recebem o décimo terceiro e bonificações de final de ano.

Segundo o vice-presidente da Faciap, os gastos de início de ano com material escolar, IPVA e IPTU, devem começar a refletir nos dados a partir de março. “As dívidas feitas para pagar as compras de Natal e Ano Novo e os gastos de início do ano, devem influenciar os dados de fevereiro ou março, em que tradicionalmente a inadimplência volta a crescer”, afirma Claudenir Machado.

Dívidas

O Paraná registrou redução de 6,19% no número de dívidas em dezembro na comparação com o mesmo mês do ano anterior. O número segue caindo pelo 20º mês consecutivo. Do total de dívidas no Paraná, 43,97% são devidas a bancos; 23,33% ao comércio; 18,89% ao setor de comunicação, o que inclui internet e telefonia; e 2,52% são referentes a água e luz.

Com informações da Faciap