fbpx

Desafio de Robôs movimentou PIG DATA 2017

28 de agosto de 2017

O primeiro Desafio de Robôs, realizado em Toledo, integrou o PIG DATA 2017. No último dia do evento (24), estudantes reuniram-se no Teatro Municipal para a competição que agitou os apaixonados por tecnologia e robótica.

Em duas modalidades, Robô na Trilha e Robô Sumô, 15 equipes de toda a região participaram do Desafio que premiou os melhores das categorias, conforme avaliação de tempo e desempenho de cada robô.

O vencedor da primeira categoria foi o estudante do curso técnico em Eletrônica do CEEP de Cascavel, Mateus Weber. Ocupando a segunda colocação, Jonas Froeder. Na segunda modalidade, Gustavo Klein ficou em primeiro lugar, seguido por Robson Jean kreuz; ambos estudantes de engenharia eletrônica, na UTFPR, campus Toledo.

Os premiados levaram para casa equipamentos e ferramentas para aperfeiçoamento dos robôs.

Desenvolvimento

A atração, organizada pelo Núcleo de Tecnologia da Informação (T.I), vinculado à ACIT e Colégio Estadual Polivalente Pedro Boaretto Neto (CEEP), de Cascavel, visa incentivar o aprendizado em estudantes das áreas de tecnologia da informação, engenharia elétrica e engenharia eletrônica.

O empresário e integrante do Núcleo de TI, Márcio Pinheiro, avalia como positivo o interesse dos estudantes pela robótica. “Hoje eles fazem carrinhos que seguem uma linha e obstáculos, amanhã eles podem estar automatizando maquinas agrícolas para otimizar plantios. É uma semente que plantamos logo cedo, com o aprendizado no ensino médio e também nas universidades, assim quando eles forem para o mercado de trabalho estarão aptos e preparados para suas funções.”