fbpx

Dados do SPC mostram menos registros no período da pandemia

31 de julho de 2020

Levantamento do Serviço de Proteção ao Crédito da Associação Comercial e Empresarial de Toledo (Acit) traz comparativos de consultas, inclusões e exclusões no período de 19 de fevereiro a 18 de julho deste ano em relação a 2019.

Em relação às consultas realizadas no serviço de SPC, na comparação entre 2019 e 2020, a tendência era de crescimento, com o funcionamento normal dos estabelecimentos comerciais. Contudo, nos meses em que houve suspensão das atividades não essenciais, o volume de consultas apresentou retração considerável, refletindo em uma leve queda no volume acumulado no período das medidas preventivas da pandemia.

Inclusões

Na comparação entre 2019 e 2020, o relatório aponta uma retração bastante considerável nas inclusões se analisados os números acumulados do período. Porém, o que afeta de forma mais direta esses números são os períodos de fechamento do comércio, quando se acentuam as quedas nas inclusões.

Exclusões

Verifica-se na comparação que em 2020 o volume de exclusões apresenta maior estabilidade, em relação ao mesmo período de 2019. Contudo, no volume acumulado houve uma grande queda nas exclusões, fator que pode indicar maior dificuldade da população em realizar o pagamento de débitos anteriores à pandemia. Novamente, os dados mostram um menor volume de exclusões de registros nos períodos de fechamento do comércio devido aos decretos municipais de combate e prevenção ao Covid-19.