Curso orienta empresas para atuar no comércio exterior

25 de outubro de 2019

Visando orientar as empresas interessadas sobre como atuar no mercado internacional, a Associação Comercial e Empresarial de Toledo (Acit) promoveu curso na quinta-feira (24).

Aplicado pela despachante aduaneira e consultora em Comércio Exterior, Ana Flavia Pigozzo, a proposta foi contribuir para a difusão da cultura exportadora, visando maior participação das micro, pequenas e médias empresas dispostas a iniciar a caminhada rumo ao mercado internacional.

Entre as abordagens, a consultora destacou sobre a importância da atividade exportadora, desenvolvimento de estratégias para exportação, avaliação e comparação do mercado interno e externo, procedimentos administrativos, marketing internacional, apresentação e promoção dos produtos, entre outros aspectos.

A jovem Bruna Reichert, que atua no setor de compras da Fial Indústria e Comércio de Fios Têxteis, participou do curso com objetivo de se preparar para atuar na área dentro da empresa. “Atuamos há algum tempo com exportação para países vizinhos e é preciso ter mais pessoas preparadas, por isso, o curso veio atender nossa necessidade. Foi muito interessante e produtivo”, comenta.

Da mesma forma, o colaborador da Bompel Indústria de Calçados, João Victor Fabris de Camargo, buscou conhecimentos para ingressar em novo setor dentro da empresa. “Trabalhamos com exportação de calçados de segurança para países da América do Sul e a intenção é buscar aprendizado para atuar no setor. A instrutora é uma excelente profissional e o curso trouxe grande aprendizado”, afirma.