fbpx

Curso de mecânica básica reúne cerca de 60 mulheres em Toledo

18 de outubro de 2019

Com cerca de 60 participantes, o Núcleo Setorial de Mecânicas de Toledo, integrante do Programa Empreender, da Acit, promoveu o curso de mecânica básica para mulheres na noite de quinta-feira (17), no Centro de Eventos Desiré Refosco.

Na abertura, houve apresentação do coral das mulheres integrantes do Projeto Amigas do Bem Viver, as quais também participaram da programação.

O coordenador do Núcleo de Mecânicas, Hélio (Helinho) Chaves, ressalta que o evento já é tradicional, vem sendo realizado há alguns anos, e integra a programação do Outubro Rosa. “Além do cuidado que a mulher deve ter com a saúde e prevenção, pensamos também na segurança que elas precisam ter ao dirigir os seus veículos. As mulheres estão cada vez mais independentes, antenadas, buscando conhecimento, porque querem chegar na mecânica com um diagnóstico”, explica.

A palestra foi ministrada por Lieser Belezier, integrante do Núcleo Setorial de Mecânicas. A proposta foi orientar as participantes sobre como se relacionar com o veículo e saber identificar os sinais que indicam problemas.

Segundo Lieser, o carro “fala”, está sempre se comunicando com o seu condutor, por meio das luzes do painel de instrumentos, dos ruídos, da direção, entre outros aspectos. “É importante ter essa interação com o veículo, conhecer desde os primeiros sinais e fazer uma leitura do painel de instrumentos, entender como ele se comporta, quais são as anomalias e como se referir a elas quando for procurar um serviço de mecânica”, frisa.

Para complementar as orientações, após a palestra o público participante foi dividido em pequenos grupos e passaram pelos boxes nos quais os mecânicos explicavam as funções das peças e principais problemas, abrangendo aspectos sobre motor dos veículos, embreagem, alinhamento de direção e balanceamento, painel de instrumentos, calibragem, troca de pneus, entre outros.

Aprendizado

Entre as participantes, a avaliação é positiva. Elisângela Galvão, operadora de máquinas na BRF, ressalta que o curso trouxe aprendizados importantes para dirigir corretamente e cuidar melhor do veículo. Ela menciona, por exemplo, que não sabia que manter o pé na embreagem e no acelerador, para “segurar” o carro quando estiver parado no semáforo ocasiona desgaste no disco de embreagem.

Outra dica importante para ela foi saber que a calibragem ideal dos pneus é 30 libras, e que deve ser feita na primeira hora do dia, pois o ar está frio. “A palestra e o curso foram dinâmicos, fácil de entender, achei muito interessante, pude esclarecer muitas dúvidas. Comecei ontem mesmo a aplicar os conhecimentos, ao dirigir para casa e já repassei o que aprendi ao meu marido. Todas as minhas amigas que participaram também acharam muito proveitoso e indico para quem nunca participou”, comenta Elisângela.

As participantes do curso doaram no ato da inscrição um quilo de alimento, que serão repassados às famílias atendidas pelo Projeto Amigas do Bem Viver.