Curso Bom Negócio inicia nova turma na Acit

8 de agosto de 2018

Com uma turma de cerca de 50 alunos, teve início na noite de terça-feira (07) o curso do Programa Bom Negócio Paraná, nas dependências da Associação Comercial e Empresarial de Toledo (Acit). A coordenação é do campus local da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), com apoio dessa entidade empresarial.

Criado em 2012, pelo governo estadual, o curso vem sendo realizado em parceria com as universidades, com o objetivo de contribuir com o desenvolvimento econômico e social dos municípios, por meio da capacitação de micro e pequenos empresários, para a geração de emprego e renda. Neste período já foram capacitados mais de 100 mil empreendedores.

O treinamento é gratuito, com 68 horas de carga horária. É voltado às micro, pequenas e médias empresas e empreendedores individuais (MEIs). Conforme a coordenadora Mirian Beatriz Schneider, professora da área de Ciências Econômicas da Unioeste, a proposta é treinar os empreendedores nos aspectos básicos gerenciais de uma empresa. Engloba as gestões de negócios, comercial, pessoal, financeira e estratégica.

“A ideia é reduzir os índices de mortalidade das empresas e fortalecê-las para que tenham maior longevidade. A maioria dos empresários gosta e conhece o que faz, contudo, não é só isso que mantém uma empresa. É importante se preparar e se qualificar para permanecer no mercado”, comenta a coordenadora.

Conforme a diretora de Treinamentos da Acit, Anaide Holzbach de Araújo, com o mercado cada vez mais competitivo, amplia-se a necessidade de profissionalização dos empresários e colaboradores. “Vivemos em tempos complicados e quem quer empreender, precisa se profissionalizar. Cada vez mais conhecimento é fundamental e, por isso, a Acit entende que esta parceria com a Unioeste é fundamental e interessante para seus associados e empresários de modo geral”, destaca.

Acesso a crédito

Um benefício aos empreendedores que passam pela capacitação do Programa Bom Negócio é o acesso facilitado a linhas de crédito da Fomento Paraná, com taxas de juros subsidiadas. “É uma iniciativa importante a facilitação ao crédito. Mas para ilustrar, conto a experiência de um aluno que após o curso percebeu que não precisaria buscar o financiamento. Ele compreendeu os diversos aspectos da gestão e por isso não precisaria de tanto dinheiro quanto imaginava inicialmente”, relata a coordenadora Mirian Schneider.

Em Toledo, por meio do campus local da Unioeste a realização do treinamento teve início a partir deste ano. Segundo Mirian, são cerca de 300 alunos envolvidos, em cursos presenciais e na modalidade de educação à distância. A turma de 50 alunos terá aulas na Acit, nas terças e quintas-feiras, com o instrutor João Felipe Ferreira da Luz; outro grupo terá aulas na Unioeste, a partir do dia 13, às segundas e terças-feiras.

Mais informações sobre o curso podem ser conseguidas pelo telefone (45) 3379-4001 e 99826-1148.

Assessoria de Comunicação da ACIT