Covid-19: Semana começa com totalidade de leitos na UTI do Bom Jesus

Covid-19: Semana começa com totalidade de leitos na UTI do Bom Jesus

ACIT contribuiu para funcionamento

As ações do município de Toledo de combate ao novo coronavírus recebeu na segunda-feira (29) um reforço importante: os quatro leitos da unidade de tratamento intensivo (UTI) do Hospital Bom Jesus, destinados a pacientes com Covid-19 em estado grave que se encontravam inativos, voltaram a funcionar, ampliando de 12 para 16 o número de unidades disponíveis na cidade para esta finalidade. Para que isso fosse possível, foi necessário ativar dois respiradores e realizar manutenção nas células de gás oxigênio (O2) – problemas resolvidos por intermédio, respectivamente, da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) e da Associação Comercial e Empresarial de Toledo (ACIT).

Os leitos abertos integram as ações de combate à pandemia implantada pela administração municipal nas estruturas de saúde e na ampliação no número de leitos – tanto de UTI quanto de enfermaria – para pacientes confirmados ou suspeitos de Covid-19 de Toledo e dos municípios da 20ª Regional de Saúde, bem como daqueles que fazem parte da Macrorregião Oeste. “A efetivação destas unidades é fundamental nesta luta que estamos travando contra o coronavírus, pois sabíamos o quão delicada está a nossa situação. Quando tínhamos apenas 12 leitos funcionando, um número muito grande de pacientes precisou ser transportado para receber atendimento em outras cidades. Isso continuará acontecendo, mas, com essa ampliação, teremos hoje mesmo pacientes de Toledo e cidades vizinhas sendo atendidos no Bom Jesus”, relata a secretária de Saúde de Toledo, Denise Liell.

A secretária destaca ainda que o governo municipal trabalha arduamente para ampliar o número de leitos exclusivos para pacientes com Covid-19. “Além de termos atuado na canalização do oxigênio que alimenta os respiradores, o governo municipal está à frente de um projeto de parceria com o Hospital Bom Jesus, a Sesa – por meio da 20ª Regional de Saúde, Promotoria da área da saúde – e com a ACIT no sentido de ampliar os leitos de UTI. Nós temos de colocar à disposição da comunidade todos os recursos disponíveis”, assegura.

Todas as 16 unidades do hospital exclusivas para pacientes do SUS infectados pelo novo coronavírus em estado grave agora estão disponíveis para Toledo e região

 

Fonte: Assessoria de Comunicação do município de Toledo

REDES SOCIAIS

Receba nossas novidades

Cadastre-se em nossa newsletter e fique
por dentro de tudo que acontece.