Consultores do Empreender da Acit participam de encontro regional

29 de março de 2017

A equipe de consultores do Programa Empreender, da Associação Comercial e Empresarial de Toledo (Acit), esteve na segunda-feira (27) em Assis Chateaubriand. O grupo participou de um encontro regional, que reuniu consultores do Programa para debater assuntos estratégicos, visando o desenvolvimento dos gestores.

O encontro foi promovido pela Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Oeste do Paraná (Caciopar) e aconteceu na Associação Comercial e Industrial de Assis Chateaubriand.

Entre os assuntos trabalhados estava a realização de capacitações aos consultores, responsáveis por prestar apoio aos empresários associados e nucleados das Associações. Representando a Acit participaram os consultores Claiton Leske, Angélica Castilho e Thais Valcarenghi.

Empreender

O programa Empreender incentiva a união e promove o fortalecimento de micro e pequenos empresários de diversos segmentos, com a importante parceria entre Acit, Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná – Faciap e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – Sebrae/PR.

Unidos em núcleos Setoriais e Multissetoriais vinculados à Associação Comercial e Empresarial de Toledo, as pequenas e médias empresas do mesmo segmento podem discutir os problemas comuns, buscar melhorias e soluções conjuntas para seus negócios, com metodologia própria e orientada por um consultor. Desse modo, os empresários abandonam a imagem de concorrência e passam a ter visão de parceria.

São realizadas atividades como treinamentos e palestras específicas para o setor, parcerias com fornecedores, compras conjuntas e negociações coletivas, participação conjunta em congressos, feiras e workshops, intercâmbio de informações e conhecimentos, campanhas culturais, entre outras atividades voltadas ao associativismo.

A Acit conta atualmente com 18 Núcleos, sendo 14 Setoriais e quatro Multissetoriais. Ao total, são mais de 200 empresas que integram os grupos.