Cônsul do Canadá visita Toledo e conhece potencialidades

26 de março de 2014

A região Oeste reúne grande potencial para estabelecer parcerias com empresas e instituições do Canadá. A afirmação é do cônsul geral canadense, Stéphane Laure, que se reuniu com lideranças empresariais e políticas em Toledo, na Associação Comercial e Empresarial (Acit), na segunda-feira (24).

A vinda do cônsul – que nesta semana também visitou Cascavel e Foz do Iguaçu – visa expandir as relações comerciais com o Brasil, ultrapassando os limites do estado de São Paulo, onde normalmente os empresários canadenses acabam se instalando, pelas fortes oportunidades existentes.

Visitas ao Paraná

O cônsul Stéphane Laure, que está no Brasil há pouco mais de um ano, estabelecido no escritório de São Paulo, visitou o Paraná pela primeira vez há cerca de dez meses. Nesta terceira visita, destaca que está impressionado com o que pôde ver. “O propósito foi conhecer o mundo empresarial e acadêmico. Em nosso ponto de vista, o Paraná tem grande potencial e vemos a possibilidade em termos de colaboração com empresas e instituições de educação. Até agora, estou encantado com a região. O dinamismo dos empresários, o desejo de ampliar os horizontes, é muito forte”, diz.

As perspectivas de intensificar o relacionamento são positivas e para o consulado canadense, o Paraná se posiciona como polo de desenvolvimento prioritário. “Nos propomos a uma parceria um pouco mais intensa. Identificamos áreas com potencial para formação de joint ventures, intercâmbio de tecnologias, realização de pesquisas conjuntas e outras mais.Todo este trabalho tem o viés da inovação e educação e buscamos parcerias autossustentáveis”, complementa o assessor do consulado, Marcio Franceschini.

Segundo Franceschini, para fazer a integração, uma das formas é promover mais a região Oeste para o Canadá, de modo que quando os empresários fizerem planejamento para investir ou vir ao Brasil, não pensem apenas em São Paulo ou algum outro estado. “Procuramos promover a troca de experiências, mostrar para os parceiros canadenses o que a região oferece. Buscamos relacionamento bilateral e não apenas comercial. Já incorporamos o Paraná no nosso planejamento e vamos fazer o máximo de esforço para que as missões venham conhecer o estado e que as parcerias aconteçam”, diz.

Uma missão empresarial para o Canadá já está programada para os dias 10 a 17 de maio.

Desenvolvimento

Conforme ressaltou o presidente da Caciopar, que representa 48 associações, Mario Costenaro, a iniciativa do consulado canadense é oportuna, tendo em vista que a entidade, integrada ao Sebrae, prefeituras da região, Itaipu Binacional e Fiep, planejam o lançamento do Programa Oeste em Desenvolvimento, com visão mais ampla e estruturada de crescimento, com foco na qaulidade de vida e geração de oportunidades à população.

“A região tem o espírito associativista e de cooperação muito fortes e isso, somadas às cooperativas, que estão entre as maiores do país, tem grande capacidade de produção. Apesar da infraestrutura aquém do desejado, temos forte sentido em busca de desenvolvimento. Por isso esta integração e parceria que se propõe, é oportuna e não tenho dúvidas de que somos os parceiros certos, de modo quem as parcerias se efetivem”, frisa Costenaro.

Para o diretor de Comércio Exterior da Acit, Arthur Schuler da Igreja, a visita foi fundamental para criar laços bilaterais de comércio e desenvolvimento. “O Cônsul e sua comitiva apresentaram interessantes perspectivas para o agronegócio, indústria, pesquisa e educação. Iniciativas como a missão técnica proposta em maio no Canadá podem certamente fomentar mercados inexplorados por empresas de nossa região”.

Participação

Coordenado pelo vice-presidente da Acit, Danilo Gass, o encontro contou com a presença do assessor do consulado canadense Marcio Franceschini, da empresária Ana Maria Harmatiuk, do gerente regional do Sebrae, Orestes Hotz, do presidente da Coordenadoria das Associações Comerciais do Oeste do Paraná (Caciopar), Mario Costenaro, dos secretários municipais de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo, Edemar Rockenbach, da Fazenda, Neuroci Frizzo e do Planejamento Estratégico, Jadyr Donin, do coordenador regional da Fiep, Lieser Belenzier, da presidente do COMDET, Sandra Pinela, do presidente da Subseção de Toledo da Ordem dos Advogados do Brasil, Flávio Furlan, diretores e representantes das instituições de ensino superior instalados no município, empresários, diretores da Acit, entre outras lideranças.