Considerada referência no associativismo, Acit comemora 49 anos e faz homenagens

23 de novembro de 2016

Evento comemorativo na manhã de quarta-feira (23) marcou os 49 anos de fundação da Associação Comercial e Empresarial de Toledo (Acit), com homenagens ao ex-presidente Danilo Gass, que presidiu a entidade no período de março de 2015 a março de 2016, com a inclusão de quadro com sua fotografia na Galeria de Ex-Presidentes e com a outorga da Medalha Mérito Empresarial.

Fundada por 33 empresários em 23 de novembro de 1967, atualmente a Acit conta com 3.200 associados, que representam aproximadamente 43% das empresas ativas no município. É considerada referência entre as Associações Comerciais do Paraná, e também em âmbito nacional, pelo trabalho desenvolvido, produtos e serviços oferecidos e representatividade.

Para o presidente da Acit, Flávio Furlan, comemorar a data tem significado importante, ao reunir autoridades, lideranças, ex-presidentes e associados, para homenagear aqueles que têm contribuído com sua dedicação e trabalho para a entidade, que tem um história de sucesso como somatória de ações de cada gestão. “A Acit hoje é referência dentro do sistema associativista, motivo de orgulho para todos nós. Temos 45 colaboradores trabalhando a favor dos associados e do desenvolvimento do município. É uma satisfação fazer esta homenagem ao ex-presidente Danilo, uma personalidade singular, combativo, que tem forte espírito associativista, que trabalha pelo coletivo, um exemplo para todos nós”, destaca Flávio.

Como parte das comemorações foi apresentado o selo dos 50 anos, que será marcado por inúmeras atividades ao longo de 2017. “Estamos entrando no cinquentenário, marco de grande expressividade. Se chegamos aos 50 anos é porque realmente conseguimos atingir a maturidade enquanto entidade. Teremos um ano repleto de atividades, homenagens e, com isso, não apenas os associados, mas também todos os munícipes têm a ganhar”, frisa o presidente da Acit.

Reconhecimento

O ex-presidente Danilo Gass ressalta que receber a homenagem é um momento marcante em sua vida, já que durante 15 anos fez parte da entidade, trabalhando como voluntário em diversas diretorias até chegar à presidência. “A Acit é uma entidade referência para o Paraná e Brasil e pude fazer parte deste processo, por isso, é um momento ímpar, que não tem igual. Procurei me dedicar e empenhar nesta missão e tenho a sensação de dever cumprido. Continuo dando apoio à entidade no Conselho Maior, e permaneço também contribuindo com o sistema associativista, participando da Caciopar e outras instituições”, frisa.

Referência

Entre as lideranças presentes, o presidente da Caciopar, Leoveraldo Curtarelli de Oliveira, parabenizou a Acit pela atuação em seus 49 anos de existência e destacou que a data tem que ser comemorada por todo o bem que a entidade já fez pelo oeste do Paraná.

Mencionou a criação do Sicoob Oeste (hoje Sicoob Meridional), a Garantioeste, a implantação do primeiro Escritório de Compras, entre outros. “Sem dúvidas, a Acit é um dos grandes ícones do associativismo do oeste paranaense, reúne grandes líderes que são protagonistas neste segmento, que desenvolvem projetos fortes que vem mudando o conceito sobre o papel do associativismo dentro da sociedade, não só no Paraná, mas em nível de Brasil”, afirma.

Prestigiaram o evento o secretário de Desenvolvimento Econômico, Wolmir Ficagna, o vereador Walmor Lodi, o sub comandante do 19º Batalhão da Polícia Miliar, tenente Nilton, o ex-deputado Duílio Genari, o presidente da Unimed Costa Oeste, Hiroshi Nishitani, representantes do Sindicato do Comércio Varejista, do Sebrae, Sincoeste, Corpo de Bombeiros, Sicredi Progresso, diretores da Acit, empresários, entre outras lideranças.

Dez dos ex-presidentes da entidade prestigiaram a solenidade: Albino Corazza, Edmir Cesar Della Costa, Wolmir Ficagna, Alceu Dal Bosco, Joel Loh, Eduardo Della Costa, Walmor Lodi, Edésio Reichert, Edson Carollo, Luiz Eduardo Guaraná.