fbpx

Conselho de Desenvolvimento Econômico de Toledo prospecta novos segmentos econômicos para o município

9 de março de 2023

O Conselho de Desenvolvimento Econômico de Toledo (Codet) realizou reunião ordinária na manhã de quinta-feira (09) na ACIT, com um novo formato focado na apresentação das Câmaras Técnicas (CT) desenvolvidas dentro do Codet. Durante a reunião, a palavra do dia foi sobre a CT de Insumo Produto.

O presidente Mario Lopes Neto conduziu a reunião, e o professor Carlos Gonçalves Junior representou a Câmara Técnica e falou sobre o trabalho desenvolvido pelo grupo desde 2019. O objetivo da CT é gerar emprego e renda em Toledo, por meio da identificação de novos segmentos econômicos.

De acordo com o professor, o desafio consiste em prospectar um novo segmento após o mapeamento e análise de dados, com foco no Valor Bruto de Produção (VBP). A equipe de Câmara Técnica identificou que a produção de ração, com destaque para a produção de aditivos locais, é um segmento promissor para atrair investidores na indústria de outros produtos alimentares.

Em um segundo momento, a CT realizou um estudo para prospectar um novo setor estratégico para a economia do município. Após o mapeamento e a projeção dos dados, foram identificados os setores de confecção de artefatos do vestuário e acessórios, educação privada e saúde privada.

Com base nas informações da Câmara Técnica, o estudo deverá ser ampliado com foco na educação e saúde privada, segmentos estes que podem interagir entre si, contribuindo para formação de mão de obra. Além disso, especialistas dos setores serão envolvidos nas discussões, auxiliando no levantamento de dados e necessidades para uma tomada de decisão estratégica e fundamentada em dados e fatos concretos.