fbpx

Conexão Empresarial 2021 inicia com palestras de Jean Matos e JC Oliveira

24 de setembro de 2021

Após um ano de pausa, a primeira noite da 14° edição do Conexão Empresarial marca um momento histórico. Com todos os cuidados para evitar a propagação da Covid-19, o evento reuniu 50% da capacidade total do Teatro Municipal de Toledo, na noite de 23 de setembro.

Na primeira noite de um dos maiores eventos de capacitação profissional da região, foram realizadas duas palestras. A primeira com o palestrante, professor, consultor e empreendedor, ‘prata da casa’, Jean Matos, com o tema ‘Comunicação inteligente – transmitir, inspirar e engajar’; na sequência, a segunda palestra foi conduzida por João Carlos de Oliveira, que há anos dedica seu talento no âmbito da gestão das organizações, especialmente em temas ligados a motivação, criatividade, inovação e melhoria da qualidade e desenvolvimento do capital intelectual. Ele trouxe a palestra ‘O poder que você exerce sobre as pessoas’.

Segundo o diretor de Treinamentos da ACIT, Carlos Tomasini, realizar o Conexão Empresarial em 2021 é uma conquista que demonstra o quanto a Associação Comercial precisou reinventar-se em meio a pandemia. “Desde março de 2020, tivemos um enorme desafio diante da realidade social contemporânea do período. Como em todos os segmentos, foi preciso superar nossos limites, apostar nas tecnologias e acreditar nesta retomada dos eventos presenciais com muita responsabilidade.”

O diretor agradece a confiança dos empresários, colaboradores e parceiros que acreditaram no evento. “Iniciamos a comercialização dos passaportes logo após o lançamento, no mês de março de 2021, e mesmo com a chegada da segunda onda da Covid-19, continuamos otimistas e acreditando mais do que nunca, que conseguiríamos realizar o evento presencial, apostando todas nossas fichas em dias melhores e na confiança de todos. Desde então, trabalhamos em um planejamento sério, para realizar o evento dentro de todas as normas dos decretos e protocolos sanitários e manter nosso compromisso com tudo o que dissemos desde o início, de proporcionar segurança ao público participante, além do show de informação e conteúdo de nossos palestrantes”, ressalta.

Para o presidente da ACIT, Claudenir Machado, o Conexão Empresarial 2021 foi esperado por todos e marca um momento de retomada. “Passamos mais de um ano com eventos online e reuniões remotas, tendo a necessidade primordial do afastamento social, mas com toda certeza, nem as melhores tecnologias podem substituir o presencial, o olho a olho. O evento foi pensado com muito profissionalismo e a organização cuidou de cada detalhe, respeitando protocolos sanitários exigidos para que todos vivessem inesquecíveis experiências.”

Palestras

O evento começou com a palestra de Jean Matos, que é administrador, especialista MBA em Gestão Estratégica de Negócios, mestre em desenvolvimento regional e agronegócios, palestrante, consultor, empreendedor e professor universitário.

Com o tema ‘Comunicação Inteligente – transmitir, inspirar e engajar’, Jean falou sobre como empresários e colaboradores podem se tornar mais interessantes, conectando-se com o público. “Muito mais que falar, é preciso gerar conexão para vender melhor, liderar melhor e tornar-se uma figura interessante. Falar em público está entre os três maiores medos do ser humano e isso precisa mudar”, conta.

Durante a palestra, Jean falou sobre os principais erros de comunicação tanto no âmbito profissional, quanto pessoal. “O mais comum é a forma de recepcionar o cliente, dizendo ‘pois não’ ou ‘o que era para você?’. Outro erro está em não deixar o cliente falar e argumentar o que procura, ofereça ajuda sempre, esteja presente em todos os momentos e desperte o melhor ao seu cliente. Entre deixá-lo insatisfeito, satisfeito e encantado, escolha encantar.”

Na sequência, João Carlos de Oliveira invadiu o palco do Conexão Empresarial com bom humor. Entre risos, brincadeiras e piadas, João, que é palestrante, professor, consultor e empreendedor, formado em artes cênicas, falou sobre ‘O poder que você exerce sobre as pessoas’.

Durante a palestra motivacional, ele falou sobre comportamentos do dia a dia que podem ser modificados. “Estamos funcionais demais. Fazemos o que somos pagos a fazer e nada mais, e a mudança precisa começar. Faça diferente, mude, transforme-se, entenda onde errou e conserte. Faça da sua via uma história real, conte sua história, o que te levou a onde está hoje. Vá atrás de resultados, vibre mais e pare de inventar desculpas. Você sabe onde quer chegar.”

Sobre exercer poder nas outras pessoas, João Carlos explica que a ideia de poder vem de potencializar atitudes. “Quando você faz algo diferente, dá um sorriso, um aplauso, uma palavra, você exerce algo de bom para essa pessoa. Se você faz seu papel, as pessoas se identificam, os olhos brilham e ali você vê que fez a coisa certa.”

O palestrante ressalta a importância de colocar amor em tudo que é feito. “Quando você abre as portas de sua empresa, ofereça seu melhor, seja apaixonado em sua ideia e por fazer a diferença na sociedade, seja exemplo no que você acredita.”

Ao final das palestras foi realizado um sorteio de um gift card no valor de R$ 500,00. O sorteio via aplicativo do Conexão Empresarial premiou Rosangela Multi, da empresa Revert Energia Solar.

O Conexão Empresarial traz mais três palestras. Rick Chesther, dia 5 de outubro com ‘Pega a Visão’; Rossandro Klinjey, dia 14 de outubro, com o tema ‘Pensando fora da caixa: as estratégias mentais para criar o novo’ e Fernando Fakri de Assis, o Sorocaba, dia 20 de outubro, com a palestra ‘A arte de Empreender’.

Patrocínio:

O Conexão Empresarial 2021 é uma realização da Associação Comercial e Empresarial de Toledo, com patrocínio: Gráfica J.A, FM Pneus, Inovação Solar Energias Renováveis, Lumiar Turismo, Olinda Hotel e Eventos, Toledonet Telecom, Maxicon Sistemas, Ford Cauneto, Unimed Costa Oeste, Colégio La Salle, PUC PR Campus Toledo, SEBRAE PR, Sicoob Meridional, Prefeitura Municipal de Toledo e Câmara Municipal de Toledo.

 

Fotos: ReAll Image Studio