Conexão Empresarial 2013: Raul Candeloro dá dicas ter sucesso em vendas

18 de setembro de 2013

Um campeão de vendas não faz mágica. Cria oportunidades. Esta foi uma das reflexões de Raúl Candeloro, um dos mais renomados consultores de vendas e gestão da atualidade, na segunda palestra do Conexão Empresarial 2013, no Teatro Municipal de Toledo, na noite de terça-feira (17).

Fundador da VendaMais, revista voltada a equipes comerciais, com experiência de mais de 20 anos na área, Candeloro costuma dizer que existem vendedores que não conseguem atingir as metas no fim do mês, enquanto outros as superam e ainda conseguem tempo para desenvolver novos projetos e aprimorar o relacionamento com clientes.

A diferença está em cinco conhecimentos, oito habilidades e 10 atitudes. São essas características que Candeloro chama de CHA de vendas. “É fundamental reunir as três características, conhecimento, habilidade e atitude para conseguir concorrer de modo sustentável”, defende.

Para uma pessoa que atua em vendas tornar-se um supervendedor, Candeloro dá algumas dicas. “É necessário buscar conhecimento, qualquer pessoa pode aprender; desenvolver as habilidades para colocar a teoria em prática; ter e desenvolver as atitudes, como fazer com entusiasmo, motivação e usar a criatividade”, resume.

Candeloro  aponta que com as grandes mudanças no mercado e no perfil do cliente, as empresas e equipes de vendas precisam ficar atentas, caso contrário, não conseguirão acompanhar as tendências e obter os resultados esperados. “Os clientes estão mais exigentes, mais bem informados, têm um leque enorme de opções, e muitas pessoas que trabalham com vendas não estão evoluindo do modo necessário. É preciso estudar e se aprimorar para melhorar a performance”, diz.

Aponta ainda as principais exigências do cliente. “Ele quer preço justo, produtos de qualidade, bom atendimento, garantia se caso ocorrer algum problema com o bem ou serviço adquirido e também ser valorizado, bem tratado”, frisa Candeloro.

Avaliação positiva

Para Claudemir Hellmann, da Inside Sistemas, a palestra foi excelente. “Candeloro soube abordar de forma bem humorada situações que conhecemos e vivenciamos, mas muitas vezes não aplicamos. São dicas totalmente aplicáveis em nosso dia a dia e temos que colocar em prática o aprendizado”, comenta.

Segundo Luiz Raimundo, da Multipet Sopradores, o evento atendeu a expectativa. “Muito boa apresentação, com abordagem em vendas e liderança. São dicas excelentes para trabalhar com líderes de equipes, para solucionar problemas que enfrentamos e obter melhores resultados.”

Valdeni Ernesto Zardo, da Vetfarma, ganhador do Tablet sorteado ao final do evento, também compartilha das opiniões. “A palestra foi muito produtiva. O palestrante apontou aspectos para ter sucesso na vida e vender mais. A questão de estabelecer o objetivo, ter foco e correr atrás dele é fundamental.”

Palestra

A terceira palestra do Conexão Empresarial será na próxima quarta-feira (25),  às 20h, no Teatro Municipal de Toledo. O consultor César Souza, presidente da Empreenda, falará sobre o tema “Você é o líder da sua vida?”.

O Conexão Empresarial é promovido em parceria com o Sicoob Oeste, Fiasul, Colégio La Salle, Lumiar Turismo, Olinda Park Hotel, Gráfica JA, Slaviero, Supermercados Lunitti, Laboratório Analisare, Vip Corretora de Seguros, Sebrae e Prefeitura de Toledo.