Comitiva do Mato Grosso do Sul conhece Escritório de Compra Toledo (ECT)

26 de julho de 2017
Primeiro no Brasil, o Escritório de Compra Toledo (ECT) é destaque e referência em todo o país. Lembrado pelos resultados positivos e avanços na participação das empresas toledanas nas licitações municipais, na terça-feira (25), uma comitiva de Mato Grosso do Sul visitou o Escritório, localizado na Associação Comercial e Empresarial de Toledo (Acit).

O grupo, composto por representantes do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/MS), Prefeituras Municipias e Associações Comerciais de Naviraí, Itaquiraí e Nova Andradina foram recepcionados pelo comitê gestor do ECT, que incluem integrantes da ACIT, Prefeitura e Sebrae Toledo.

Na ocasião os visitantes puderam conhecer mais sobre o trabalho desenvolvido pelo Escritório de Compra Toledo (ECT), desde sua implantação, em 2014, forma e estratégia utilizada, que presta serviço de apoio, divulgação, fomento e incentivo à participação das micro e pequenas empresas da cidade nos processos de compras públicas e governamentais.

O diretor de Produtos e Serviços da Acit, Michel Becker, ressalta a importância da visita para o Escritório de Compra Toledo. “Receber uma comitiva de outro estado é muito gratificante, são iniciativas como essa que mostram que nosso projeto tem dado certo e nos orgulhado.”

Segundo o secretário municipal de Administração, Moacir Vanzzo, o trabalho do ECT é uma união de forças. “Quando lançamos nossos editais, a ACIT é quem envolve os empresários do setor solicitado, enviando os editais, tirando dúvidas e informando como participar. De fato um trabalho muito importante para todos, principalmente ao setor empresarial de Toledo”, reforça.

A consultora do Sebrae Toledo, Maria de Fátima Galdino, avalia o encontro. “Os visitantes fizeram bastante questionamentos e acredito que pudemos contribuir com nossas ações. Percebemos que tudo que falamos despertou interesse em cada um deles, para levar a ideia aos seus municipios.”

Reconhecimento

A gerente do Sebrae, regional Mato Grosso do Sul, Neire Colman, que fomentou o encontro, revela que Toledo tem muito a contribuir com o estado, principalmente pelo exemplo nos trabalhos do Escritório de Compra. “O formato é perfeitamente aplicável e nos surpreendeu. As três cidades que trouxemos são algumas das com maior densidade empresarial, ou seja, que congregam um elevado número de empresas, por isso nossa preocupação em dar o primeiro passo e seguir o exemplo de Toledo. A partir do momento que conseguirmos implantar em uma destas localidades, podemos abranger as demais”, ressalta.

Segundo o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Naviraí (Acen), Mário Francisco Nelvo, se estuda a possibilidade de abrir um escritório de compra no municipio e a visita ao ECT proporcionou boas contribuições. “Estamos constantemente buscando por novas ideias que fomentem nosso desenvolvimento. Percebemos o quanto a região de Toledo é organizada e participativa; vimos o quanto a união de Associação, Prefeitura e Sebrae fazem a diferença e é isso que queremos. A semente está plantada, agora vamos estabelecer um prazo para colocar o projeto em prática em Naviraí.”

Para o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Itaquiraí (Aciita), Edson Carlos Block, o projeto ainda é cru no munícipio, porém é de grande relevância adquirir conhecimento sobre o assunto. “Viemos a Toledo para justamente conhecer a forma de trabalho, muito bem vista por todo o país. Nossa intenção é levar aos nossos empresário a ideia de que se envolvam mais nas licitações públicas, o que ainda é um deficit para nós”, conta.

Mauricio Nunes da Silva, presidente da Associação Comercial e Empresarial de Nova Andradina (Acina), conta que será dado início as tratativas para implantar o modelo de Toledo no município. “Entendemos a importância em participar de licitações, como forma de deixar os recursos em nossa cidade, para isso, os empresários precisam se envolver de forma mais efetiva. Gostamos muito do trabalho do Escritório de Compra Toledo e para nós é satisfatório agregar conhecimento, trocar ideias e conhecer novas pessoas e formas de gestão”, conclui.