Comitiva da Cacinor conhece Escritório de Compra Toledo (ECT)

30 de novembro de 2017

Lembrado pelos resultados positivos e visto como referência em organização e incentivo a participação das empresas toledanas em licitações municipais, o Escritório de Compra Toledo (ECT), localizado na Associação Comercial e Empresarial de Toledo (Acit), recebeu uma comitiva da Coordenadoria das Associações Comerciais e Industriais do Norte e Noroeste do Paraná (Cacinor), na manhã de quinta-feira (30).

O grupo, composto por representantes do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/PR), Prefeituras Municipais de Assaí, Cornélio Procópio e Pérola, também representada pela Associação Comercial e Empresarial de Pérola (Acep), foi recepcionado por parte do comitê gestor do ECT, que inclui integrantes da ACIT, Prefeitura e Sebrae Toledo.

Na ocasião os visitantes puderam conhecer mais sobre o trabalho desenvolvido pelo Escritório de Compra Toledo, desde sua implantação, em 2014, forma e estratégia utilizada, para prestar serviço de apoio, divulgação, fomento e incentivo à participação das micro e pequenas empresas da cidade nos processos de compras públicas e governamentais.

Esta foi a segunda visita de uma comitiva da Cacinor à Acit. A primeira, em setembro deste ano, contemplou aos participantes a apresentação da estrutura física da entidade, atual gestão, além dos serviços de Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), Convênios, Treinamentos, Feiras, Promoções, Núcleos Setoriais, Estágios e Currículos, Arbitrat, Nota Fiscal Eletrônica, Certificado Digital, além do Compra Toledo, que despertou o interesse no retorno à entidade.

Segundo o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico de Cornélio Procópio, Celso Marin, o objetivo do município é implantar um Escritório de Compra local e a visita à Acit possibilita um exemplo a ser seguido. “Viemos aprender com um case de sucesso que têm dado certo. Essa aproximação é importante para troca de experiências, tendo mais facilidades na aplicação similar, inspirado no município de Toledo.”

O consultor credenciado do Sebrae/PR, Regional Oeste, Valtemar Sartorelli, ressalta que as visitas técnicas ao ECT confirmam a referência e importância do trabalho realizado. “Quando eles conhecem na prática, eles entendem algo primordial: que é possível, viável e dá resultado.”

“Acredito que assim como outras comitivas vieram e saíram motivadas com a visão de que o trabalho pode ser feito, representantes das Associações Comerciais e Empresariais (ACES) do Norte e Noroeste do Paraná também levarão consigo a vontade de disseminar a boa prática, implantando o método em seus municípios”, frisa Sartorelli.

O agente de desenvolvimento da Prefeitura Municipal de Pérola, Giovane Schneider, elogia a iniciativa do Escritório de Compra Toledo. “Fantástico tudo que vimos. Por onde andamos sempre ouvimos sobre o exemplo que Toledo representa, não apenas para o Paraná, mas no Brasil, conscientizando o empresariado na cultura do associativismo. Nosso propósito é implantar um escritório, sendo um instrumento importante, que concentra as compras públicas no comércio local”, conclui.