Comitê Gestor do Programa Empreender se reúne e discute ações

27 de fevereiro de 2019

O Comitê Gestor do Programa Empreender, da Associação Comercial e Empresarial de Toledo (Acit), realizou a primeira reunião de trabalho deste ano, na quarta-feira (27), com cerca de 30 participantes.

O encontro contou com a participação do presidente da Acit, Marcos Destefeni, da diretora do Empreender, Ana Luiza Duffeck Gruber, dos coordenadores e integrantes dos Núcleos da entidade, da equipe de consultores que dão suporte às empresas nucleadas, bem como da consultora Marili Birck, que fez uma breve palestra ao grupo.

Implantado há cerca de 20 anos na Acit, atualmente são 19 Núcleos Setoriais e Multissetoriais, abrangendo mais de 200 empresas nucleadas. Na abertura do evento, o presidente da Associação, Marcos Destefeni, destacou que o Programa Empreender tem grande importância para a entidade e ao longo dos anos tem proporcionado desenvolvimento diferenciado às empresas participantes. “Empresas que participam dos Núcleos crescem mais rápido. Fica muito claro que o associativismo é fundamental para que elas se fortaleçam”, frisa.

Conduzido pela diretora do Empreender, Ana Luiza Duffeck Gruber, o encontro possibilitou a apresentação das ações realizadas em 2018, como por exemplo, um breve relato dos coordenadores dos sete Núcleos que tiveram projetos contemplados com recursos do Programa Empreender para Crescer, realizado em parceria com a cooperativa de crédito Sicoob Meridional.

A diretora do Empreender anunciou que haverá ampliação no Programa e nove Núcleos serão contemplados com recursos. Neste ano, o Sicoob Meridional vai disponibilizar R$ 27 mil, que serão destinados aos nove núcleos, sendo R$ 3 mil para cada um. “O Programa visa incentivar projetos inovadores, que fomentem negócios e promovam o crescimento das empresas. Isso estimula os Núcleos, a pensarem em ações mais estratégicas e melhorarem seus resultados”, enfatiza Ana Luiza.

O prazo para inscrição dos projetos vai até 29 de março. A definição dos projetos a serem contemplados é feita por uma comissão composta por representantes do Sicoob Meridional, Sebrae, Prefeitura e Acit.

Em 2018, os Núcleos Setoriais e Multissetoriais desenvolveram 126 ações, realizaram 230 horas de treinamentos, resultando na qualificação de 1.200 pessoas, entre empresários e colaboradores das empresas.

O Programa Empreender é realizado em parceria com a Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB), Federação das Associações Comerciais do Paraná (Faciap) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).