Comdet retoma atividades e planeja ações para 2019

13 de fevereiro de 2019

O Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico de Toledo (COMDET) realizou na terça-feira (12) a primeira reunião ordinária deste ano, nas dependências da Associação Comercial e Empresarial de Toledo (Acit).

Conduzida pelo presidente do Comdet, Cézar Antônio Césaro, a reunião contou com a presença do secretário municipal do Planejamento Estratégico, Norisvaldo Penteado, que assumiu a pasta recentemente, além de diretores e conselheiros do órgão.

Foi feito um breve retrospecto do andamento das Câmaras Técnicas da Lei de Inovação, sobre a alteração da legislação para investimento em áreas industriais e da área de Educação. Já o secretário do Planejamento Estratégico do município relatou os trabalhos em andamento e os planos e projetos a serem implementados pela Secretaria nos próximos períodos.

Para este ano, o Comdet planeja colocar em prática o projeto de análise da estrutura produtiva do município de Toledo. A previsão é de que o estudo seja iniciado em março e finalizado em outubro por meio do Departamento de Economia, da Unioeste. Para isso, o Conselho terá parceria com a Acit e o Instituto de Desenvolvimento Regional Oeste do Paraná (IDR-Oeste).

O objetivo do projeto é fornecer informações que são consideradas fundamentais para a tomada de decisões em segmentos que podem trazer maior desenvolvimento, geração de emprego e renda para Toledo.

Outra ação programada para este ano é a implantação da Câmara Técnica de Indicadores, que visa acompanhar as atividades do poder Executivo, bem como cumprimento de metas a serem sugeridas pelo Comdet à administração municipal.

O Conselho também está planejando a participação do vice-governador do Paraná, Darci Piana, em uma próxima reunião, para apresentar o trabalho desenvolvido e demandas do município de Toledo.

“Foi uma reunião muito produtiva, com inúmeras ideias e sugestões que serão trabalhadas pelas Câmaras Técnicas e diretoria executiva neste ano”, aponta o secretário executivo do Conselho, Otmar Plec.

Ao avaliar a retomada das atividades, o presidente Cézar de Cézaro complementa que o Comdet está inserido dentro das perspectivas municipais e empresariais, no tocante ao desenvolvimento da economia de Toledo. “As nossas demandas e desejos são iguais aos dos que sonham com uma Toledo forte, pujante e criador de riquezas para todos”, salienta o presidente.