Comdet realiza última reunião do ano

3 de dezembro de 2020

O Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico de Toledo (Comdet) realizou a última reunião deste ano, na quinta-feira (03), no auditório da Associação Comercial e Empresarial de Toledo (Acit). O encontro recebeu membros do Conselho e teve como convidado especial, o prefeito eleito para a gestão municipal 2021-2024, Beto Lunitti.

Para situar a autoridade sobre o andamento dos trabalhos, a presidente do Comdet, Anaide Holzbach de Araújo, fez um apanhado das ações do Conselho nos últimos três anos, desde sua retomada ativa.

Ela falou sobre a Lei de Inovação, criação do Sistema e Conselho Municipal de Inovação, alteração em Lei de Áreas Industriais, mapeamento da Educação Municipal, participação na Revisão do Plano Diretor e definição das bases para a criação do Instituto de Planejamento Urbano de Toledo – IPPUT, realização do Levantamento Econômico ‘Matriz Insumo Produto e Indicadores Econômicos a serem medidos pela gestão pública municipal.

A Presidente reforçou a legitimidade e importância do Conselho, que conta com a participação de representantes do poder público e dos mais diversos setores da sociedade civil, como a Acit, universidades, sindicatos, Secretarias do Governo Municipal, cooperativas industrias e financeiras, entre outras entidades e instituições.

Segundo a presidente do Comdet, o objetivo em aproximar Conselho e Gestão Pública é também auxiliar no planejamento de políticas de desenvolvimento econômico e social do município para os próximos anos. “Estabelecemos uma agenda de compromisso permanente na discussão de projetos com foco nesse desenvolvimento e na priorização de atividades que venham a gerar empregos de alto valor agregado, notadamente relacionados às vocações do nosso município e no fomento à inovação e tecnologia”, frisa Anaide.

Ainda no encontro, o vice-presidente do Comdet, Mário Lopes Neto, apresentou a metodologia desenvolvida e aplicada na análise da estrutura produtiva do município de Toledo, utilizando um sistema inter-regional de insumo-produto.

Dos 68 setores que compõem a Matriz, 15 foram selecionados como os maiores multiplicadores de produção, emprego e renda. O destaque ficou para o abate e produção de carne.

O prefeito eleito para a próxima gestão pôde saber mais sobre o potencial da Matriz, que pode ser utilizada como ferramenta na definição de prioridades para investimentos de atração no Município. “Muito importante esse contato para alinhar nossos objetivos e propósitos junto ao Comdet. Muito bom saber o que o Conselho tem feito por Toledo e o que ainda pode fazer”, comenta Beto Lunitti.