COMDET realiza reunião mensal no Senac

11 de julho de 2022

O Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico de Toledo (Comdet), realizou reunião mensal na quinta-feira (07), na unidade do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – Senac Toledo.

Durante o encontro, o presidente Mario Lopes Neto atualizou o grupo sobre os trabalhos da Câmara Técnica Proteína Animal e Insumo Produto. “Vamos reunir em breve, representantes de indústrias e produtores ligados aos segmentos de suinocultura, avicultura, leite e piscicultura para elencarmos os gargalos e prioridades comuns para discussão de estratégias e soluções a serem implementadas.”

Mario Lopes detalhou que um material está sendo produzido contendo dados do município, nas áreas de educação, saúde, infraestrutura, empregabilidade, entre outros. “Após finalizado, a intenção é que o compilado seja utilizado pelo município, sociedade civil organizada e empresas para atração de investimentos por meio de visitas e apresentação em feiras e eventos.”

Dando continuidade à pauta, o presidente comentou sobre o andamento da Câmara Técnica de Odores, cujo foco irá se concentrar no projeto do Professor Edson Tavares, da UTPR, que visa implantar sensores de baixo custo no município de Toledo, a fim de identificar pontos de geração de odores e consequentemente buscar resoluções ao mau cheiro.

Aproveitando visita ao Senac, o grupo fez uma visita técnica as instalações locais.

Shenia Uez do Senac fez uma apresentação dos 75 anos do Sistema e do Dia do Comerciante, mencionando o valor anual de R$ 2,8 milhões investidos em cursos gratuitos em Toledo e no entorno. Ela citou a dificuldade de preencher as vagas devido ao baixo interesse dos jovens da região.