Comdet realiza reunião e define nova diretoria

Acit tem representantes no conselho que discute estratégias de desenvolvimento

O Conselho de Desenvolvimento Econômico de Toledo (Comdet) realizou reunião mensal na quarta-feira (8). A pauta principal da reunião era a composição da nova diretoria executiva do órgão. Participaram do evento o presidente de honra do Comdet, o prefeito Beto Lunitti, o presidente Joel Loh, que representa a Associação Comercial e Empresarial de Toledo (ACIT), a vice-presidente Sandra Regina da Silva Pinela Dalmás, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), o secretário geral Alan Debus, do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Paraná (Sebrae-PR), e demais conselheiros da entidade, entre eles, Edésio Reichert (ACIT), Paulo Bernardi, da Sociedade Rural, Laércio Galante, do Sindicato Rural Patronal, Genuir Nodari, do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Jadyr Donin, secretário municipal de Planejamento Estratégico, Edemar Rockenbach, secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, e Neuroci Frizzo, secretário municipal de Fazenda. Também estavam presentes a assessora do Comdet, Fernanda Moreira, e o assessor de Governo, João Luis Nogueira.

Um dos assuntos comentados pelo prefeito Beto Lunitti foi relacionado ao Aeroporto Municipal Luiz Dalcanalle Filho. Ele relatou aos conselheiros que os encaminhamentos que cabiam a administração municipal foram realizados e agora serão aguardadas as respostas. “Nós estávamos dando um passo no intuito de desenvolver o projeto, porém, a Casa Civil nos sinalizou que não deveríamos proceder desta forma e sim aguardar a empresa que será contratada pelo Governo Federal o desenvolvimento deste planejamento”. O chefe do executivo municipal ainda afirmou que existe o interesse de uma empresa aérea em operar vôos comerciais em Toledo. “Solicitamos um encontro e uma visita técnica dos responsáveis para nos apontar o que é necessário e vamos nos preparar para termos linhas aéreas operando em nosso aeroporto”, frisou o prefeito.

O prefeito também comentou com os membros do Comdet sobre reuniões para colher informações sobre a ampliação da malha ferroviária da região, através da Ferroeste, e também a duplicação da rodovia BR-163 entre Toledo e Marechal Cândido Rondon. “Fomos comunicados que o processo licitatório para a duplicação acontecerá neste segundo semestre e teremos o início das obras brevemente”.

Nova diretoria

O presidente Joel Loh prestou conta dos trabalhos realizados no primeiro ano de atuação do Comdet. Ao todo, foram oito reuniões ordinárias e uma extraordinária, a construção do regimento interno, o planejamento das atividades e a realização de duas câmaras técnicas, uma com o intuito da formação de um banco de dados e outra para os estudos sobre a implantação de um parque tecnológico e incubadora de ideias.

Outra grande ação do Comdet neste período foi a organização da 1ª Oficina de Planejamento Estratégico, que contou com a presença das entidades representadas no conselho e demais instituições da sociedade civil organizada. As discussões resultaram em um documento que traça os rumos da cidade para as próximas décadas e que está sendo analisado pela administração municipal. De acordo com o prefeito Beto Lunitti, até o final deste mês o plano será devolvido ao Comdet com o aval jurídico da prefeitura.

Eleição da nova diretoria executiva

Segundo o regimento, os mandatos dos conselheiros do Conselho de Desenvolvimento Econômico de Toledo são fixados em dois anos, porém, a diretoria executiva é eleita a cada ano, podendo ser reeleita. Por motivos particulares, Joel Loh não poderá dar continuidade ao trabalho e indicou como sucessora Sandra Pinela, da UTFPR, e Alan Debus, do Sebrae, para a vice-presidência. A secretaria geral ficou para Edésio Reichert, da ACIT. Todos foram eleitos por aclamação.

A nova presidente, Sandra Pinela, assim que eleita pediu aos conselheiros a inclusão de novas representações no Comdet. “Proporcionamos uma grande discussão durante a Oficina de Planejamento envolvendo vários setores. Acredito que, se for de consenso de todos aqui presentes, poderíamos ampliar o Conselho”. Com a aprovação dos membros, a administração municipal irá promover a oficialização das entidades que serão convidadas a ocuparem vagas na entidade.

Fonte: Assessoria Prefeitura de Toledo