Com o tema “Inteligência multifocal”, Augusto Cury encerra o Conexão Empresarial em Toledo

19 de setembro de 2019

Levar os espectadores a compreender a mente humana ou pelo menos entender minimamente a complexidade do ato de pensar e aprender a ser líder de si mesmos. Essa foi a proposta do psiquiatra, professor e escritor Augusto Cury, com a palestra “Inteligência Multifocal”, que encerrou o Conexão Empresarial 2019, promovido pela Acit, no Teatro Municipal de Toledo, na noite de quarta-feira (18).

O alerta é de que a mente humana, a única empresa que não pode falir, passa por sérias dificuldades em um processo de fragmentação e esgotamento no mundo todo. “Somos péssimos executivos para proteger a nossa emoção, gerenciar ideias perturbadoras, libertar a criatividade e preservar os recursos naturais no próprio ‘planeta’ mente”, afirma.

Segundo Augusto Cury, embora o pensamento tenha sido usado à exaustão pelos pensadores e líderes de todas as eras, ele não foi estudado sistematicamente ao longo da história da humanidade. Para o pesquisador, esta talvez seja a última fronteira da ciência, que é o mundo onde nascem os pensamentos, sua natureza, seus tipos, processos construtivos, bem como o processo de gerenciamento desses pensamentos.

A gestão da emoção e dos pensamentos, liderança do eu sobre a mente humana deve ser aplicada nas relações interpessoais, seja nas empresas, instituições, nas escolas, até possivelmente nas religiões, para que tenhamos uma humanidade menos julgadora, mais generosa, altruísta, leve, livre e inteligente, ensina o professor.

Cury observa que a intoxicação digital vivida na atualidade tem levado o ser humano a níveis insuportáveis, dando origem inclusive a uma nova doença, batizada por ele como a Síndrome do Pensamento Acelerado. Pensar é bom, pensar com consciência crítica é ótimo, pensar demais sem gerenciamento é um crime contra saúde emocional; uma bomba contra a qualidade de vida, contra as relações interpessoais saudáveis, inteligentes, ativas e também empáticas. “Temos que mudar a agenda humana. Se as pessoas não aprenderam a dirigir o seu próprio script, serão escravos vivendo em sociedades livres. Somos democraticamente livres na Constituição, mas não somos no território da emoção”, frisa.

O professor ensinou também a técnica do DCD, que é duvidar, criticar e determinar o seu ‘eu’. Devemos praticar o DCD o incessantemente. Duvidar de pensamentos e fatos que nos deixem deprimidos, tristes, magoados, ansiosos, de sentimentos de inferioridade, de complexos que nos atormentam a vida. Criticar tais pensamentos, posturas e comportamentos E por fim, determinar ser feliz, equilibrado, sereno, harmonioso consigo mesmo, tranquilo.

Entre os ensinamentos do professor Augusto Cury estão ter tempo de silêncio, estar sozinho consigo mesmo e se reencontrar com o seu interior, o que também leva ao tédio criativo; “namorar” sua própria vida, não se cobrar tanto; não sofrer por antecipação; celebrar os acertos; não ruminar erros e frustrações; compreender e não querer mudar o outro, ser paciente e tolerante, não querer ganhar a discussão, mas sim o coração; abraçar mais, rir mais, inclusive dos próprios erros; transmitir as experiências aos filhos, de suas dores e frustrações para que eles sejam capazes de chorar suas próprias lágrimas; aprender a aplaudir e valorizar as pessoas que pensam diferente. “O ser humano é único, irrepetível, insubstituível, joia única no teatro da existência. Jamais deve desistir de seus sonhos”, destaca Augusto Cury.

Aprendizado para a vida

Para a diretora de Treinamentos da Acit, Anaide Holzbach de Araújo, a palestra foi extremamente proveitosa e trouxe grande aprendizado. “Todos somos agora alunos do Professor Cury, que nos fez olhar mais para dentro de nós mesmos e sair com a missão de implementar alguns destes aprendizados, para tornar a vida mais leve, julgar menos, sorrir mais. Acredito que ao final da série de quatro palestras tenhamos alcançado o objetivo de fazer com que as pessoas saiam um pouco mais transformadas e possam crescer pessoal e profissionalmente.”

Conforme a educadora Dora Noguti de Oliveira, coordenadora pedagógica do Colégio Alfa Premium, a palestra foi um presente para toda a plateia. “Já li quase todos os livros, fiz vários cursos com o doutor Augusto Cury, que tem uma mente brilhante e é uma pessoa especial. Foi uma oportunidade de nos reciclar e aprender ainda mais sobre o trabalho que desenvolve.”

Segundo a empresária Carla Elsangedy, da Oeste Clima, a palestra superou sua expectativa. “Foi uma palestra maravilhosa, que complementa o que já li em muitos de seus livros. A mensagem mais importante que levo é de que está tudo na nossa mente, nós é que definimos aquilo que realmente queremos. Temos o poder de escolha do caminho que queremos traçar.”

Sorteio

No sorteio do cartão-presente, no valor de R$ 500,00, o contemplado foi Alcântara Ramos de Assis Cesar, da D´Cesar Saúde Médica. O ganhador do kit de brindes sorteado pelo aplicativo foi Guilherme Keller Ferrari, das Lojas LM.

Parcerias

A realização do Conexão Empresarial 2019 é da Acit, em parceria com as empresas Fiasul Indústria de Fios, Coamo Cooperativa Agroindustrial, Lumiar Turismo, Ford Cauneto, Gráfica J.A, Maxicon Sistemas, Olinda Hotel e Eventos, Lactobom e Unimed Costa Oeste, e ainda as instituições Sicoob Meridional, Colégio La Salle, PUC/PR – campus Toledo, Sebrae, Prefeitura de Toledo e Câmara Municipal.