Cojem realiza palestra sobre Sucessão Familiar

Capacitação foi voltada aos integrantes do Conselho do Jovem Empreendedor

Para discutir sobre um dos processos decisivos nos empreendimentos familiares, o Conselho do Jovem Empreendedor (Cojem), vinculado à Associação Comercial e Empresarial de Toledo (Acit), realizou palestra com o tema Sucessão Familiar e Gestão de Empresas Familiares. O encontro, que reuniu os empreendedores, foi realizado na noite de quinta-feira (03).

Ministrado pelo instrutor Lincoln Carrenho, a palestra teve por objetivo alertar os jovens, integrantes do Cojem, sobre a permanência nos negócios familiares, ocupando cargos administrativos e possibilitando uma melhor compreensão sobre os caminhos para a profissionalização.

Na ocasião, o palestrante falou sobre as principais dificuldades enfrentadas pelas empresas que possuem a estrutura, além de abordar fundamentos práticos de uma sucessão familiar de sucesso e ferramentas assertivas para a construção de uma gestão familiar objetiva e construtiva.

Segundo o diretor de capacitação do Cojem, Caio Carlucci, a palestra é uma demanda antiga do Conselho. “O tema veio ao encontro de uma de nossas principais preocupações, sendo que a grande maioria dos integrantes são sucessores de seus pais; é necessário que saibam como gerenciar os negócios de forma eficaz”, conta.

O diretor de capacitação, ressalta que a palestra teve métodos considerados essenciais para todas as empresas familiares. “Um ponto muito interessante foi a regras para os 8 Ps, que são, Propriedade, Princípios, Propósito, Papéis, Poder, Pessoas, Práticas e Perpetuidade, sendo ferramentas práticas para o dia-a-dia das empresas. Além disso, a palestra trabalhou com temas como Conselho Familiar e Administrativo, Protocolo Familiar e a necessidade da criação de um sistema mínimo de Governança”, relata Caio Carlucci.