Na segunda-feira, dia 4 de novembro, o projeto ‘Futuro em Jogo’ encerrou suas atividades com uma certificação aos participantes no auditório da Associação Comercial e Empresarial de Toledo (ACIT). Promovido pelo Conselho do Jovem Empreendedor (Cojem) e com o objetivo de apoiar estudantes do 2° e 3° ano do Ensino Médio na escolha de suas carreiras, o programa reuniu ao longo de dois meses, 15 alunos em uma série de workshops e dinâmicas que proporcionaram orientação profissional e pessoal.
O último encontro foi marcado por uma mesa redonda, com participação dos empresários Danilo Gass, Michel Becker e Edésio Reichert, que compartilharam suas experiências e conselhos sobre o mercado de trabalho e o desenvolvimento de carreira.
Durante a cerimônia de encerramento, os participantes receberam seus certificados, simbolizando a conclusão do ciclo de atividades. “Foi um prazer ver o envolvimento dos alunos, e estamos confiantes de que o projeto terá um impacto significativo em suas decisões futuras”, destaca Milene Marques Leuchs, presidente da Cojem.
Ao longo do programa, temas como “Propósito, Visão e Valores”, “Levantamento de Perfil Pessoal e Profissional” e “Estrutura do Mercado Atual” foram abordados semanalmente, com o intuito de ajudar os jovens a refletirem sobre seus objetivos e aptidões. Com o apoio de facilitadores especializados, os estudantes puderam explorar suas competências profissionais, e entender quais são as aptidões essenciais para o primeiro emprego.
A iniciativa foi viabilizada através de parcerias estratégicas com o curso de Psicologia da PUC PR e a empresa Éclori Desenvolvimento, além do suporte da ACIT. A captação dos participantes foi feita diretamente nos colégios estaduais de Toledo, onde os alunos receberam materiais informativos e tiveram a oportunidade de se inscreverem para o programa.
Durante a cerimônia de encerramento, muitos estudantes contaram como o projeto ‘Futuro em Jogo’ foi transformador em suas jornadas de autoconhecimento e preparação para o mercado de trabalho. Além das aulas e dos encontros práticos, o projeto proporcionou momentos de interação entre os jovens, como um game semanal com pontuação, que resultou em uma premiação para quem mais obteve pontos.
O Mentor de Carreira da Éclori Desenvolvimento, Rodrigo Bonetti comentou sobre o impacto emocional e psicológico do programa. “Foi claro o quanto os jovens se engajaram ao longo das semanas, se sentiram conquistados e desafiados a explorar novas perspectivas sobre si mesmos e sobre suas escolhas de carreira.”
Para o presidente da ACIT, Cristiano Dall’Oglio da Rocha, que participou da cerimônia de encerramento do Programa, o balanço é extremamente positivo. “A dedicação dos participantes, a qualidade das interações e o retorno que recebemos indicam que o ‘Futuro em Jogo’ cumpriu seu papel. Queremos que esses jovens saiam daqui com mais segurança para planejar seus caminhos no mercado de trabalho.”
Com o sucesso da primeira edição, o Cojem e a ACIT já consideram transformar o ‘Futuro em Jogo’ em uma ação anual, ampliando o número de vagas e buscando novas parcerias para oferecer uma formação ainda mais abrangente. “A expectativa é de que mais alunos da rede pública de Toledo possam participar nos próximos anos, contribuindo para que eles entrem no mercado de trabalho com uma visão estruturada e motivada. A iniciativa também aproxima o setor empresarial da juventude local”, conclui a presidente do Cojem, Milene Marques Leuchs.