Cenário econômico é tema de palestra promovida pelo Cojem

11 de novembro de 2016

Com o tema Cenário Econômico Brasileiro 2016/2018: Tendências e Oportunidades, o Conselho do Jovem Empreender de Toledo (Cojem), vinculado à Associação Comercial e Empresarial de Toledo (Acit) realizou na manhã de sexta-feira (11) palestra para os ganhadores do 12° Prêmio Toledo Destaque Empresarial e 3° Prêmio Toledo Destaque Empreendedor, entregues no dia 05 de novembro.

O palestrante, consultor e conselheiro estratégico, Arthur Schuler da Igreja, voltou-se a pontos que descrevem o histórico recente da economia brasileira e a discussão dos potenciais cenários para os próximos anos.

Segundo o presidente do Cojem, Marcus Malacarne, a ideia é trazer conhecimento e conteúdo aos empresários. “Iniciamos a ação no ano passado e percebemos que deu certo. Além do reconhecimento com o prêmio, o objetivo é levar algo a mais para eles. O tema é relevante e importante para o momento que vivemos, precisávamos trazer um direcionamento aos empresários. Ouvi muitos elogios à palestra e todos que compareceram saíram satisfeitos e com novas ideias”, explica.

O palestrante Arthur Schuler da Igreja revela a importância de trabalhar economia e política junto aos empresários. “Em 2013 já era previsível a situação que enfrentaríamos hoje. O empresário brasileiro precisa entender mais sobre os mais variados contextos, mudar a postura reativa, precisam acompanhar de perto tudo que está acontecendo no país para tomar decisões mais assertivas”, frisa.

Segundo o palestrante, os empresários terão motivos para comemorar, muito brevemente. “Estimo que no segundo trimestre de 2017 vamos ter sinais de melhoras, é possível prever o emprego começando a voltar e as empresas resgatando o fôlego em suas atuações”, ressalta.

Opiniões

Participaram do encontro cerca de 50 empresários, ganhadores dos prêmios. Friedrich Schiller, da Vulsan Baby, Kids e Teen, elogia a palestra e conta que o momento serviu como uma alerta para o futuro. “O palestrante nos trouxe um cenário econômico atualizado, perspectivas daqui para frente e no que devemos focar para melhorar. De certa forma, pôde esclarecer muitas de nossas dúvidas sobre o que deve acontecer em nosso país e em nossos negócios”, explica.

A empresária Izabel Tochetto, da Status Motos Honda, divide a mesma opinião. “O tema é fundamental no momento em que estamos vivendo, e vem ao encontro a todas as nossas dúvidas. O palestrante citou que daqui dois anos a situação começará a melhorar para os comerciantes, creio que é isso mesmo, penso que estamos perto de um futuro melhor, tendo em vista o que estamos passando há algum tempo”, comenta.

Miguel Calgaro, da empresa Martol Marmoraria, saiu motivado do encontro, tendo em vista a experiência do palestrante com o assunto trabalhado. “Uma pessoa que conhece além do Brasil, as tendências fora de nosso cenário, tem uma visão do que possa vir a acontecer. É interessante termos uma ideia mais concreta, que nos motive a continuar e foi o que aconteceu durante a palestra. Me sinto mais motivado e esperançoso com tempos melhores”, frisa.

O 12° Prêmio Toledo Destaque Empresarial e 3° Prêmio Toledo Destaque Empreendedor foi realizado pelo Cojem e contou com patrocínio do Sicredi Progresso PR/SP e parceria da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC/PR) Campus Toledo e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).