Cenário atual exige das empresas rápida adaptação e flexibilidade

3 de junho de 2020

Como a mentalidade lean pode ajudar os empresários na gestão de crise?  Os princípios do Lean Manufacturing formam uma filosofia de gestão para reduzir desperdícios e ao mesmo tempo entregar maior valor agregado ao cliente e otimizar processos.

Esse tema foi discutido em live realizada na noite de terça-feira (02), com a participação do vice-presidente SML (Service Market Logistics) do Grupo Volvo na América Latina, Joanylton Ruthes, em interação com o empresário do setor de indústria Edson Carollo, ex-presidente da Acit, e o diretor de Relações Institucionais da entidade, Diego Bonaldo.

Ruthes, que tem mais de 20 anos de experiência em logística industrial e serviços no ramo automotivo (Renault e Volvo), tendo trabalhando por três anos nos Estados Unidos, na Volvo, abordou os mais variados aspectos sobre o tema.

Uma de suas reflexões referiu-se à transformação lean, que segundo ele,  não trata-se apenas da aplicação de ferramentas, engloba outros fatores como os valores de uma companhia, sua cultura organizacional, colaboradores e os modelos operacionais e processuais.

A mentalidade lean aplicada na gestão da crise engloba respeitar as pessoas, manter a calma e a visão sistêmica, reforçar a conexão com os clientes, resolver os problemas “um a um”, reforçar a flexibilidade e a adaptabilidade, articular a cadeia de suprimentos, acelerar o aprendizado digital, com foco no cliente, construir as bases para atuar numa nova realidade, entre outras, apontou Ruthes.

Apontamentos

Entre os apontamentos sobre o cenário atual e perspectivas citados pelo experiente profissional, que é também professor convidado da UFPR e do Instituto Nomm em temas de liderança, lean e governança, seguem alguns deles.

“As mudanças sempre aconteceram, desde que o mundo é mundo, porém, a grande diferença agora, após a pandemia, é a velocidade exponencial que a tecnologia proporciona nas mudanças.”

“As pessoas devem ter cada vez mais em mente a importância de mudar o mindset, e entender que é preciso desenvolver uma adaptabilidade e flexibilidade das empresas e das indústrias para este novo mundo.”

“Não voltaremos ao que era antes. Será um ‘novo normal’, dentro de um mundo cada vez mais volátil e complexo. Buscar sempre mais aprendizados. Se reinventar.”

O vídeo da live está disponível na fanpage no Facebook Acit Toledo e no canal do YouTube ACIT Toledo.