Câncer de Mama e Próstata foi tema de palestra no Jardim Porto Alegre

20 de outubro de 2016

Para dar continuidade a programação da Campanha Outubro Rosa e Novembro Azul, o Núcleo Multissetorial do Jardim Porto Alegre, vinculado à Associação Comercial e Empresarial de Toledo (Acit), promoveu na quarta-feira (19) a Palestra Informativa sobre o Câncer de Mama e Câncer de Próstata, no Centro de Idosos Frei Alceo Richetti.

A palestra ministrada pela enfermeira Andréa Melo Tracht, do Instituto do Câncer de Toledo (ICAN), reuniu cerca de 60 pessoas. Segundo ela, é preciso falar sobre o assunto e quebrar o tabu imposto por muitas mulheres e homens, que demoram a procurar ajuda médica.

A vice coordenadora do Núcleo Multissetorial do Jardim Porto Alegre, Dirce Rotta, ressalta a importância de trabalhar o assunto. “Mesmo sabendo que devemos ter os devidos cuidados, sempre é bom estarmos em contato com quem realmente entende do assunto, como é o caso da enfermeira palestrante que abriu espaço para esclarecimento de dúvidas e deixou claro muitas questões relativas ao câncer de mama e próstata”, conta.

Para ela, a participação de casais na palestra confirma a relevância da união nas luta contra as doenças. “Tivemos a participação de muitos homens que acompanharam suas esposas. É importante esse apoio conjunto, seja no caso de um câncer de mama e também de próstata, todos precisam estar bem informados e também preparados”, frisa.

Programação Outubro Rosa

Na sequência, no dia 22 de outubro, acontece a ação de orientação Unimed – Saúde da Mulher (Pressão arterial; HGT; IMC e orientações de cuidados em geral). O evento gratuito será na Praça Willy Barth, no Centro de Toledo, das 9h às 12h.

Ainda no dia 22 de outubro será realizado o 2° Chá Rosa do Toledão, a partir das 15h30. No local será ministrada a palestra Comemorando a vida Cor de Rosa, com Tânia Maria Gomez. As participantes poderão levar ao local fraldas geriátricas que serão destinadas à Fundação Waldyr Luiz Becker de apoio ao paciente com câncer, em uma iniciativa do Núcleo da Mulher Empresária da Acit.

Também no dia 22 é a vez do Pit-Stop, Campanha de Conscientização e manutenção preventiva de veículos, organizada pelo Núcleo Setorial de Mecânicas da Acit em parceria com o Sindirepa. O evento acontece no Parque Ecológico Diva Paim Barth durante todo o dia e é direcionado a toda a comunidade de forma gratuita. Na ocasião, mecânicos do Núcleo irão fazer uma inspeção e diagnóstico de veículos, a fim de que os motoristas procurem por mecânicas de sua confiança para resolver os problemas apresentados.

No dia 24 de outubro a Câmara da Mulher Empreendedora promove a palestra gratuita Um olhar para mim, a partir das 19h30 no Senac.

Dando continuidade aos eventos do Outubro Rosa, no dia 25 a Secretaria de Políticas para Mulheres, Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Ciscopar e Sindicato Rural de Toledo promovem no Clube de Mães, na Linha Gramado, a palestra para mulheres produtoras rurais sobre prevenção e cuidados com a saúde da mulher a partir das 14h.

Para finalizar a agenda de outubro, no dia 27, é a vez da blitz para panfletagem Outubro Rosa a partir das 9h na Avenida Tiradentes, Centro de Toledo. A organização fica por conta da Secretaria de Políticas para Mulheres e Conselho de Direitos da Mulher.

A campanha contempla ainda ações para o mês de novembro, direcionadas aos cuidados com a saúde dos homens. Informações pelo telefone 45 3055-4649 com Juliana.