Campanha preventiva faz revisão gratuita em mais de 80 veículos

24 de outubro de 2016

Um dos fatores que mais ocasionam acidentes de trânsito é a falta de manutenção dos veículos. Tendo em vista este quadro e com a aproximação das férias de fim de ano, foi realizada inspeção gratuita de automóveis, no Parque Ecológico Diva Paim Barth, no sábado (8), das 9h até 17h.

Este foi o sétimo ano consecutivo da Campanha de Conscientização e Manutenção Preventiva de Veículos Automotores, uma iniciativa em parceria entre o Núcleo Setorial de Mecânicas, da Associação Comercial e Empresarial de Toledo (Acit) e Sindirepa – Sindicato das Indústrias de Reparação de Veículos e Acessórios de Toledo, com apoio de empresas parceiras.

A ação também integra a programação do Outubro Rosa e Novembro Azul e foi feita panfletagem para orientar sobre a prevenção do câncer de mama e de próstata, pelo Núcleo da Mulher Empresária.

Foram vistoriados 86 veículos, os quais passaram por avaliações da parte elétrica, freio e motor, suspensão, entre outros itens. Ao final, os proprietários receberam um check list que indicou os problemas diagnosticados e foram orientados a procurar uma oficina mecânica de confiança.

De acordo com o coordenador do Núcleo Setorial de Mecânicas, Silvio Ribeiro, a avaliação do trabalho é positiva por parte da organização e parceiros, bem como dos motoristas, que elogiaram a iniciativa. “Pudemos atender de forma tranquila e cuidadosa cada motorista que nos procurou. Todos elogiam nosso trabalho, pela preocupação que temos em nos dispor a fazer as avaliações e orientar sobre os cuidados”, relata.

Conforme Ribeiro, a intenção é que a partir destas avaliações seja possível elaborar um estudo por amostragem dos veículos do município. Um item que chamou atenção de uma das empresas parceiras refere-se à emissão de gases poluentes, em que foi constatada a boa condição dos carros vistoriados. “Na maioria das cidades, constata-se que de cada 10 carros, 7 a 8 deles têm problemas. Após nossa campanha, foi constatado que os carros vistoriados estão bem cuidados e que os proprietários merecem ser parabenizados”, frisa o coordenador.

O trabalho de verificação dos veículos foi realizado por uma equipe de 26 profissionais, entre integrantes de 19 oficinas mecânicas do Núcleo Setorial e das três empresas parceiras, Nakata, Sampel e Tecnomotor. O evento teve ainda o apoio da Fundação Waldyr Luiz Becker e patrocínios do Sicoob Meridional, Vanzella Automecânica, Belenzier Auto Peças, Avenida Autopeças e Carepar.