Campanha legal 2018 é lançada

Acit apoia o projeto

Nesta segunda-feira (08), foi realizado o lançamento da 16ª edição da Campanha Legal, no auditório da Associação Comercial e Empresarial de Toledo (Acit). O objetivo é destinar parte do Imposto de Renda (IR) de pessoas físicas ou jurídicas para as entidades não governamentais do município.

A campanha visa uma política de atenção aos direitos das crianças e adolescentes, e as instituições beneficiadas são: Aldeia Infantil Betesda, Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Auditivos (APADA), Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), Ação São Vicente de Paulo, Casa de Maria, Dorcas e Ledi Mass Lions.

Para o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Toledo (Acit), Marcos Destefeni, é uma enorme satisfação a Acit apoiar o projeto. “Essa ação desenvolvida no município é algo ímpar, porque nas demais cidades da região não percebemos uma contribuição tão significativa. É algo extremamente positivo, porque faz de Toledo um exemplo para os demais municípios”. Marcos ainda salienta que as entidades e os órgãos envolvidos na Campanha podem e devem contar com o apoio da Acit para o crescimento do projeto.

O diretor da entidade Aldeia Infantil Betesda, Lineu Wutzke, comenta a importância da destinação desses recursos para as entidades. “Essa ajuda através da Campanha Legal é sempre muito bem-vinda, porque é um investimento que vai para a assistência social das nossas crianças e adolescentes, abrangendo as áreas da saúde e educação. É um recurso financeiro que fica no município, ao invés de ir para os cofres do governo federal.”

Lineu explica que as entidades em geral estão aplicando o valor de várias formas, indo ao encontro à necessidade particular de cada instituição. “São adquiridos bens duráveis ou feita manutenção de alguns equipamentos, reforma da estrutura, enfim várias ações são possíveis para evitar o sucateamento das entidades e assim se manter um serviço essencial para as crianças e adolescentes”.

Como funciona?

A lei permite que 6% do Imposto de Renda pessoa física e 1% da pessoa jurídica podem ser desembolsados anualmente para ser destinado diretamente à programas sociais de amparo à criança e ao adolescente.

Os recursos são administrados pelo Conselho Municipal de Direitos da Criança e Adolescente (CMDCA) de acordo com os projetos que cada entidade inscreve.

A ação conta com o apoio da Associação Comercial e Empresarial de Toledo (ACIT), Prefeitura e Câmara Municipal de Toledo, Associação dos Contabilistas de Toledo, Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado do Paraná (SESCAP-PR), Conselho Regional de Contabilidade (CRC/PR), Associação Toledana de Imprensa (ATI), Sicoob Oeste e Uniprime.