Campanha Legal 2014 arrecadou mais de R$ 500 mil

7 de janeiro de 2015

Lançada em outubro do último ano, a Campanha Legal 2014 arrecadou R$ 523.974,06. O valor ultrapassou as expectativas, sendo superior ao arrecadado em 2013. A partir do resultado, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) deverá deliberar, já no próximo mês, sobre a destinação dos recursos, que deverão beneficiar desta edição oito entidades.

A campanha consiste na destinação de 6% do Imposto de Renda (IR) das pessoas físicas e 1% de pessoas jurídicas para entidades não governamentais do município. A arrecadação ainda segue até o dia 30 de abril para complementação dos valores, respeitando as porcentagens limite. Segundo o presidente da Associação dos Contabilistas, Vilmar Luckmann, as entidades deverão inscrever os projetos. "Os valores arrecadados serão destinados após uma avaliação dos projetos e serviços que visam à proteção da criança e do adolescente". Com isso, um projeto de Lei deverá ser encaminhado à Câmara Municipal de Toledo para aprovação.

Para o prefeito Beto Lunitti, a Campanha mostra a força e importância da sociedade organizada, na contribuição para melhoria da sociedade. "Essa é uma Campanha que não pertence à Prefeitura. É uma iniciativa do CMDCA, juntamente com a Associação dos Contabilistas de Toledo e que a cada ano conta com mais parceiros e adeptos, a exemplo da Prefeitura de Toledo, que sempre se coloca a disposição, por entender a importância dessa ação, que por meio da Lei, busca garantir que esses impostos fiquem no município e sejam destinados aos serviços, que são tão importantes, prestados pelas nossas entidades assistenciais, voltadas à criança e ao adolescente".

O prefeito lembrou ainda, o apoio da Prefeitura de Toledo. "Como estes recursos são destinados ao Fundo Municipal de Assistência Social, que é ligado a Secretaria Municipal de Assistência Social e Proteção à Família (SMAS), há todo um envolvimento e interesse da Prefeitura para que estes valores sejam arrecadados e investidos em ações de Proteção Social Básica". A destinação destes valores também passam pelo Controle Interno do Governo Municipal, o que garante a sua aplicação na Proteção Social, por meio de entidades não governamentais que compõe a rede socioassistencial do município. "Toda essa segurança visa garantir o investimento nas nossas crianças".

Beneficiados

As instituições beneficiados são a Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Auditivos (APADA), Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), Aldeia Infantil Betesda, Ação São Vicente de Paulo, Casa de Maria, Entidade Dorcas, Ledi Mass Lions e o Circo da Alegria, por meio da Associação de Pais, Mestres e Funcionários (APMF) da Escola Municipal Anita Garibaldi.

Apoio

A Campanha Legal tem o apoio da Prefeitura de Toledo, Associação dos Contabilistas de Toledo, Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado do Paraná (SESCAP-PR), Conselho Regional de Contabilidade (CRC), Associação Toledana de Imprensa (ATI), Sicoob Oeste e Associação Comercial e empresarial de Toledo (ACIT).

Como participar?

Os interessados em colaborar com a Campanha Legal podem efetuar a destinação do imposto de renda devem procurar um contador ou através do Portal do Município, pelo link http://www.toledo.pr.gov.br/?q=portal/pacto-pela-crianca.

Fonte Prefeitura Municipal de Toledo